Tremd Jovem

Blog

Facebook: por que Mark Zuckerberg está colocando Stories em tudo?

quarta-feira, 29 de 03, 2017
Tags: Facebook, instagram stories, mark zuckerberg, Snapchat, stories, Tecnologia

Se você é um entusiasta do Snapchat, provavelmente já testou também a opção Stories do Instagram. Algum tempo depois de ter a proposta para comprar o Snapchat recusada, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, resolveu lançar a função das histórias em sua plataforma de fotos. Atualmente, o recurso também foi colocado no próprio Facebook e em outros apps da empresa como WhatsApp e Messenger.

Inicialmente, algumas pessoas ficaram relutantes ao utilizar o Stories, por defender que o grupo Facebook estava imitando descaradamente o Snapchat. Hoje, meses depois, o Stories do Instagram fez com que as publicações no Snap caíssem em até 40% e conta com cerca de 150 milhões de usuários.

Mas afinal, qual é o encanto do Stories?

Humanização e Informalidade

O recurso de histórias temporárias traz um caráter muito mais informal para a comunicação. Para as marcas é uma ótima oportunidade de estabelecer uma relação com os consumidores que vai além da compra. É um modo de mostrar a construção das coisas, o que se está fazendo e quem trabalha para que os produtos e serviços cheguem até os compradores.

Comunicação através das imagens

De acordo com o 5Seleto, mais da metade dos acessos dos sites pelo mundo vêm do mobile.

Logo, as pessoas estão o tempo todo com os dispositivos móveis, seja buscando informações ou fazendo registros. Com a falta de tempo, torna-se mais fácil se comunicar através de imagens. Além do mais, cria-se a cultura de registrar tudo, inclusive coisas pouco interessantes e que podem aparecer de forma mais efêmera.

Diferença para o Snapchat: base de seguidores

Um ponto que fez com que o Stories criasse alguma vantagem em relação ao Snapchat é o da base de seguidores. Por exemplo, quem já utilizava o Instagram possuía uma base, provavelmente bem maior do que a do Snapchat. Com mais gente visualizando o conteúdo pelo “insta”, muita gente migrou para lá.

Além disso, muitos usuários reclamam que o Snapchat é um aplicativo muito lento no sistema Android. Já o Instagram, parece ter um funcionamento semelhante ao do app nos Iphones.

Ok, esse é um recurso que faz muito sentido. Mas será que não tá rolando um exagero em colocar o recurso Stories em tudo?

Bem, talvez. Mas Mark Zuckerberg, conhecido por ser um grande visionário, sabe bem o que faz. Segundo o site Message Group, as histórias são estratégias que podem auxiliar a simplificar o processo de anúncios nos aplicativos. No Instagram, por exemplo, os anúncios aparecem de forma nativa, ou seja, no mesmo formato de fotos ou vídeos curtos. O usuário não precisa fazer nada além de continuar passando o conteúdo de seus amigos para ver um anúncio. É possível direcionar as Stories para outros conteúdos mais aprofundados também. Alguns Youtubers já utilizaram o recurso para linkar seus vídeos.

 

(Meio e Mensagem)

Já no Whatsapp, seria uma forma menos intrusiva de disponibilizar o app para anunciantes.

Segundo o site do RD Station, haveria toda uma mudança e abertura para a possibilidade de anunciar. Principalmente por aparecerem numa aba separada, teriam mais espaço num formato mais parecido com um  feed. Por mensagem, os anúncios seriam extremamente invasivos no app de conversas pessoais.

Sabemos que o recurso Stories reflete o dinamismo na comunicação que acaba prevalecendo atualmente. Nos resta aguardar as cenas dos próximos capítulos para descobrir: como o Snap vai ficar nessa? As Stories em outros apps irão bombar tanto quanto no Instagram?

Curtiu? Leia também: Entenda as diferenças entre o Snapchat e o Instagram Stories.

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar