Tremd Jovem

Blog

Influenciadores digitais: conheça as novas sensações da web

sexta-feira, 6 de 05, 2016
Tags: adolescentes, digital, ídolo, influencers, influenciadores, Jovem, youtubers

Se você já leu alguns textos que a gente publica aqui no blog ou costuma acompanhar as tendências em comunicação, deve saber que hoje, as pessoas têm procurado cada vez mais, principalmente através da internet, por conteúdos relevantes para elas. É muito mais fácil descobrir ou aprender algo pesquisando no Google e encontrando nos blogs, portais e vídeo-aulas como fazer.

O comportamento do público jovem não poderia ser diferente. Por estarem ainda mais habituados com o digital, a procura por conteúdo nesses canais é ainda mais constante. Nesses meios é possível interagir deixando comentários e tirando dúvidas.

Atualmente, o jovem têm esperado relacionamento e interação não só com as marcas que consomem, mas também com as pessoas que admiram. Nesse contexto, aparecerem os influenciadores digitais. Youtubers, blogueiros e mais atualmente snapers, vem ganhando status de ídolos, webcelebridades, tanto por apresentarem conteúdos relevantes pra eles, quanto por possuírem características pessoais que os jovens brasileiros esperam de uma celebridade.

Segundo artigo publicado no Think with Google, alguns desses atributos são:

Autenticidade

O “ser você mesmo” tem relação com a liberdade da juventude, da vontade do jovem se descobrir e ser quem ele quiser. Quem consegue assumir uma postura e não mudá-la seja qual for o ambiente, acaba ganhando esse público.

Espontaneidade

Andando de mãos dadas com a autenticidade, a espontaneidade traz simpatia e humanidade para a pessoa que tá ali na tela. Dá um caráter de  “gente como a gente” e transmite confiança.

Inteligência

Se o cara é inteligente, ele vai saber transmitir esse conhecimento pro seu público de modo claro e interessante. O jovem não quer mais aprender mais de forma dura como no modelo convencional de ensino, mas sim através de interatividade e bom humor,  por exemplo.

Originalidade

As plataformas digitais e as novas tecnologias permitem que possamos usar nossa liberdade criativa. Quanto mais diferente o conteúdo do cara for, mais atrativo para os curiosos.

Bom humor

A internet é um ambiente naturalmente descontraído e “zueiro”. Logo, o jovem vai procurar uma pessoa que produza conteúdo que condiga com esse tipo de ambiente.

Na era digital não só as marcas mas os ídolos também saíram do pedestal, do lugar inatingível e hoje interagem com seu público. No caso dos influenciadores, isso acontece mais ainda por causa dos comentários e sugestões de temas, por exemplo. Pensando nisso, é interessante cogitar trazer esses influenciadores como porta vozes das marcas, principalmente as que comuniquem com o público jovem.

Mas, por que? Pense, para conseguir produzir um conteúdo tão bom e ser capaz de competir com essas personalidades (que já possuem uma grande quantidade de seguidores) , a empresa precisaria gastar uma quantia alta, certo? Então, não seria mais fácil se aliar a eles? Fazer uma co-produção é uma boa ideia, que garante a qualidade do conteúdo e um bom investimento.

Outro ponto a se ressaltar é, ter cuidado se o discurso deles condiz com os valores da marca. Caso sim, aproveitar e implementar essa estratégia é uma boa ideia.

E aí, concorda com essas características que fazem o sucesso dessas pessoas? Acha que a participação deles na comunicação com o jovem é realmente válida? Conta pra gente! 😀

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar