Tremd Jovem

Materiais exclusivos

O que é Employer Branding e sua importância na atração de talentos?

quarta-feira, 2 de 08, 2017
Tags: Atração de talentos, Employer branding, Marca empregadora

Plano de carreira, cultura organizacional, remuneração, benefícios: já parou para pensar qual é o grande diferencial da sua empresa enquanto marca empregadora? O desafio de atrair e reter talentos está cada vez maior com a entrada de novos perfis de profissionais no mercado de trabalho. Para ajudar a área de Recursos Humanos a se adequar ao novo cenário corporativo e de comunicação, ações de Employer Branding cumprem um papel importante na busca por colaboradores que se encaixam no perfil da empresa.

Employer Branding é o conjunto de estratégias que busca evidenciar o valor da empresa a partir do marketing, destacando seus diferenciais e comunicando seus benefícios do ponto de vista dos profissionais a serem contratados. Seu objetivo principal é reforçar o posicionamento da empresa a partir de seus valores, atingindo os profissionais mais alinhados à sua cultura.

Por que reforçar a marca empregadora?

O novo cenário de globalização e integração transformou a relação das empresas com seus colaboradores e, com isso, criou também novos processos de RH. O profissional do novo milênio espera das empresas a mesma versatilidade e velocidade de mudança que o mundo atual apresenta, valorizando a interação e a flexibilidade da gestão e do mercado.

As novas gerações são multitarefa e buscam de um trabalho muito mais do que subsistência e estabilidade. Hoje, os profissionais procuram elevar suas potencialidades para atingir objetivos pessoais e conjuntos, percebendo a empresa muito mais como uma fonte de aprendizado e troca de experiências. Tudo isso reforça a necessidade de que as ações voltadas ao fator humano acompanhem as inovações e os meios de contato com suas equipes, priorizado clima organizacional, qualidade de vida e autonomia no ambiente de trabalho.

Baixe aqui: Ebook – Redes sociais: 5 marcas que fazem (muito) sucesso com o público jovem

Para direcionar as ações de RH para um novo modo de interação, o Employer Branding aplica estratégias de marketing com o objetivo de levar a mensagem da empresa ao público profissional que se adeque ao seu perfil de contratação. Na busca pelo fit entre empresa e colaborador, a gestão da marca empregadora fortalece a identidade da empresa a partir de seus valores e de sua missão. Com uma marca reconhecida no mercado de trabalho e associada de forma clara aos atributos corretos, fica mais fácil encontrar aquele profissional que vai acompanhar os objetivos da empresa de forma produtiva e positiva para os dois lados.

Employer Branding na prática

Os processos de fortalecimento da marca empregadora têm vários aspectos em comum com a construção de branding aplicada pelas equipes de marketing. A partir de análise da concorrência, definição de públicos e estudo de tendências, as estratégias partem para divulgações e ações de relacionamento tanto em mídias tradicionais quanto nos canais modernos. Com uma diretriz central que define o conceito e os valores da marca, várias ações de marketing podem ser trabalhadas de forma integrada para fazer a mensagem chegar ao público certo.

O planejamento deve incluir também ações dentro da empresa, pensando no público interno como um importante definidor de imagem e promotor da marca. Indicações são hoje um recurso de grande relevância nos processos de contratação e, para que elas sejam efetivas, é fundamental que os colaboradores já recrutados entendam e consigam transmitir os diferenciais implantados na empresa.

Leia também: Análise de dados: comunicação, números, tabelas e gráficos

Integrando o planejamento de marketing à gestão de RH para aplicar de forma estratégica as ações de Employer Branding, as empresas interferem principalmente nos fatores de motivação dos colaboradores. E já sabemos que contar com profissionais satisfeitos, empenhados e alinhados aos objetivos da organização faz toda a diferença na rotina de trabalho e nos resultados obtidos.

Produzimos um ebook gratuito que descreve algumas das ações que devem fazer parte de uma estratégia de consolidação da marca empregadora. Clique aqui para fazer o download e comece a aplicar o Employer Branding hoje mesmo.

NOC024.4 - Ebook_EmployerBranding_Mockup

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar