Blog

Blog

10 coisas que a faculdade não te ensina

segunda-feira, 18 de 07, 2016
Tags: coisas que faculdade não ensina, dicas, expectativas, faculdade, futuro, planos, universidade

Este fim de semana, 18/07, realizamos um curso chamado “(QUASE) TUDO Q A FACUL Ñ TE ENSINA – Workshop na  proposta foi dar uma mãozinha para os participantes exercitarem e repensarem algumas competências que é preciso para ser foda na vida e no mercado de trabalho. Não pôde ir no curso e que saber mais sobre como aprender algumas coisas que a faculdade não te ensina? a gente te dá um help. Confira:

1- Fazer Networking

Ter contatos é muito importante na hora de entrar no mercado de trabalho. Então procure sempre ampliar sua rede e deixe que novas amizades também se transformem em boas oportunidades profissionais. Porém, saiba a hora de pedir as coisas e também dê retorno, não adianta só ser um pidão. Você é tímido? Busque coragem aí dentro de você e se aproxime das pessoas no seu tempo. Na hora que bater uma oportunidade, não tenha medo de tentar, lembre-se daquela típica frase “o não você já tem”.

2- Construir carreiras

Você está afim de ser foda? Então você vai ser foda e ponto. Planeje sua carreira. Você pode não ter definidinho o que quer fazer da vida, mas juntar coisas que você curta com áreas que seu curso oferece, pode ajudar. Pense o que é preciso para conseguir alcançar seus objetivos e o que você precisa melhorar também. É uma tarefa que envolve bastante autoconhecimento, então, dê esse tempinho para pensar em si. Planejou várias coisas, mas não tá rolando? Parte pro Plano B! Isso sempre observando o mercado: o que está acontecendo? o que ele exige de um profissional? Mãos à obra!

3- Ser proativo

Primeira regra: SEM MIMIMI. Cara, você precisa fazer as coisas na sua vida, não tem jeito. Passou aquela fase de fazerem por você. E outra, não só reclame! Levante do seu sofázinho/caminha/cadeira/rede e vá buscar soluções. Às vezes é difícil mesmo, mas não tem jeito, só depende da gente. Tem que olhar o cenário, procurar outras opções e não ter medo de experimentar o novo.

4- Se comunicar bem

O grande segredo de uma boa comunicação interpessoal é a empatia. Saber quem é o outro, como ele fala, como ele se sente e como se portar frente a ele. É a mesma coisa de pensar em como você fala com sua mãe, com um amigo e com o crush. São formas diferentes para cada grau de envolvimento, então você vai ser meio ator às vezes mesmo dependendo da situação. Lembre-se também de sempre procurar  falar de uma maneira que a pessoa vá entender.

5- Ser criativo e inovador

Criatividade não é um dom, é simplesmente conectar referências para criar uma solução nova. Para isso, é preciso fazer algumas coisinhas, como ampliar seu repertório. É legal conversar com pessoas que tenham perspectivas diferentes sobre um determinado assunto e descobrir outros lados da mesma moeda. Além disso, consumir o maior número de conteúdos é essencial: ir em exposições, shows, ler livros, blog, ver vídeos, filmes, ouvir músicas diferentes etc. 

6- Liderar

Vamos assumir nossas responsabilidades? É o ponto mais importante de uma boa liderança. Se deu ruim, o problema é seu. Se deu bom, também! E pra tudo dar certo muitas vezes você precisa pedir ajuda, já que ninguém sabe tudo. Tenha essa humildade! Quando você está liderando é essencial dar feedbacks, tanto negativos quanto positivos, para gerar mudanças necessárias.

7- Falhar

IIIIH, isso aí é a vida mesmo que ensina a gente. É o famoso, cair sete vezes e se levantar oito. Não desista de tudo toda vez que errar, aprenda. Todo mundo comete erros e assim nos tornamos quem somos. Então, como diria uma grande sábia: “ continue a nadar, para achar a solução, nadar!”

8- Trabalhar em equipe

Estar em contato com outras pessoas é muito importante. Sempre precisaremos de gente para compartilhar conhecimento e nos ajudar. Não seja aquele cara que segurava o cartaz na escola, se empenhe para ajudar de verdade as equipes que aparecerem por aí.

9- Administrar seu tempo

O segredo dessa aqui é o Planejamento. E também saber seu limite, pois têm pessoas que realmente conseguem executar mais tarefas do que outras. Lembre-se, tempo é dinheiro! Porém, organize seu tempo, assim você conseguirá fazer tudo o que precisa e também poderá ter seus momentos de descanso.

10- Resolver problemas

A vida é feita de resolver problemas. E se não fosse pra isso, pra que uma empresa precisaria de você? O cliente quer seu serviço para resolver um problema dele, não é? Então é assumir esse lugar e ter disposição. Procure tentar prever os problemas e imaginar as situações em cenários diferentes. Tenha um plano B, C, D… Caso não tenha, pare, pense e aja.

Gostou dos pontos que abordamos? Fique ligado que em breve teremos mais cursos! Enquanto isso que tal conhecer a gente melhor? Clique AQUI.

DICA:

Já assistiram “Universidade Monstros”? É um filme ótimo sobre faculdade, trabalho em equipe, sonhos e mudança de planos 😀

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar