Blog

Blog

10 maneiras de melhorar sua criatividade e inovação

sexta-feira, 13 de 05, 2016
Tags: conhecimento, criativa, Criatividade, exercícios, Experiência, ideias, inovação, necessidade, padrão, problema, raciocínio, resolução

A gente já falou bastante sobre criatividade aqui no blog (veja aqui os mitos sobre a criatividade). Agora, vamos falar de 10 maneiras que vão melhorar a habilidade de criar e inovar na em

  1. Pessoas criativas observam e usam todos seus sentidos sempre – e isso pode se tornar meio chatinho, às vezes. Tire um tempinho pra ficar afiado de novo e apreender tudo o que você pode. Afinal, criatividade é background.
  2. A inovação é baseada no conhecimento e na necessidade. Então, continue expandindo sua base de conhecimento – leia coisas que você normalmente não lê, veja filmes diferentes, assista canais diferentes, acesse sites que não acessa com frequência. Se interesse pelo diferente – e torne isso um hábito.
  3. As suas percepções podem limitar o seu raciocínio e a sua lógica. Fique atento a como você está percebendo as coisas, fique mais crítico consigo mesmo e expanda os seus horizontes sempre que puder.
  4. Se você tem dificuldade em enxergar as coisas tomarem forma, pratique produzir um guia de imagens. Elas podem te auxiliar a contar uma história, transformar um conceito.
  5. Deixe suas ideias descansarem um pouquinho. Deixa-as incubarem por um tempo, isso faz com que seu subconsciente armazene melhor as informações e faça outras conexões importantes, uma vez que seu cérebro está atento a outras coisas – o que estimula a inovação e a criatividade.
  6. Experiencie muito! Já falamos o quão importante são as experiências para as marcas aqui. A exposição e as experiências colocam mais ideias no seu subconsciente e novas experiências ampliam seu portfolio e fazem com que você tenha mais referências.
  7. Padrões são parte do problema e podem ser tratados assim. Coisas que acontecem sempre e se repetem podem indicar muita coisa. Reconhecer padrões é uma habilidade muito útil, mas cuidado pra não se tornar parte dele e não conseguir uma visão mais ampla da coisa.
  8. Pense seu problema de uma forma diferente. Quando você definir o problema bem definido, com todas suas causas e consequências, você poderá pensar na melhor forma para resolvê-lo e seguir em frente. O que acontece de forma frequente é que as pessoas confundem os “sintomas” com a “doença” e isso pode atrapalhar.
  9. Seja o enxerido e o outcast. Procure onde ninguém está procurando e o que não estão vendo. Tente desenvolver essa visão diferenciada.
  10. Bole ideias no início dos processos e pare. Muitas vezes, a gente tem ideias e já começa a desenvolver alguma coisa, depois temos mais ideias e nunca conseguimos desenvolver nada plenamente. Em algum momento, você vai ter de desligar o gerador de ideias e se dedicar para tornar aquela ideia realidade.

 

Pra terminar com chave de ouro, vamos dar mais 5 extra dicas pra você libertar seu gênio interior e ainda te dar uma lista de exercícios pra você desenvolver sua criatividade!

 

NOC004_Dicas-03 NOC004_Dicas-04

NOC004_Dicas-05 NOC004_Dicas-06

NOC004_Dicas-07

 

Baixe grátis a lista de exercícios pra você desenvolver sua criatividade.

Exercicios

 

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar