Blog

Blog

E a faculdade, filho?

segunda-feira, 11 de 07, 2016
Tags: comportamento, curso, dicas, especialização, faculdade, Jovem, mercado de trabalho, o que fazer da vida, perdido, vida

Você acabou o ensino médio com muita luta, conseguiu passar no vestibular e seus problemas acabaram: “finalmente chegou o momento de fazer o que eu gosto! Conhecerei pessoas que curtem as mesmas coisas que eu, estudarei matérias muito legais e terei ânimo para estudar.” Bem, isso provavelmente vai acontecer, mas não o tempo todo. A galera idealiza a faculdade. É uma época muito legal para conhecer pessoas, curtir umas calouradas zueiras e aprender? Sim. Mas, também é um período com algumas frustrações e de ter que se conformar com o momento de se tornar adulto.

O negócio da “expectativa x realidade” se encaixa muito bem aqui. Você não sabia que não ia curtir várias matérias, que teria alguns professores complicados, que talvez o formato do seu curso não fosse o que sua cabecinha imaginou e que se sentiria perdido. Você também não sabia como estaria o mercado na sua área na hora de procurar um estágio ou se o país estaria numa crise econômica.

Seus pais perguntam “E a faculdade, filho?” e você solta um “tá lá” ou “tá bem”, já que eles não precisam mais assinar seu boletim. Você se pergunta o que eu estou fazendo da minha vida? e cogita até trocar de curso. Bem, agora vamos tentar ser positivos e realistas. Como não só de destruição de sonhos se faz esse post, te ajudarei a pensar.

Primeiramente, a culpa não é sua de estar confuso. O mundo nos ajuda a idealizar a faculdade e achar que nossa vida estará mais bem resolvida nesses anos.

Segundo, se você quiser trocar de curso e seguir outra carreira, você pode fazer isso e foda-se o que as outras pessoas pensarão, se você teve capacidade para entrar nesse curso, também terá para chegar chegando no novo.

Terceiro, você consegue encarar o monstro do desânimo e da falta de esperança, procure uma forcinha aí dentro de você e se não funcionar busque ajuda.

Aqui vão algumas dicas para sair da crise da faculdade, aproveitar as oportunidades e poder responder aos seus pais “estou aproveitando o máximo possível”:

Pense no que seu curso tem de bom

Seu curso parece uma bosta? Procure direitinho, ele tem várias coisas legais também que eu sei. Corra atrás de uma atividade extracurricular, um grupo de estudos, um professor gente boa que possa te dar umas dicas, dos livros daquela biblioteca completa, da estrutura dos laboratórios ou da possibilidade de montar uma grade personalizada.

Aproveite suas amizades

Aquele povo maluco que você conheceu na faculdade serve não só pra ficar bêbado com você, mas também pra dar apoio e te ensinar coisas. Aproveite o fulano que é foda numa matéria difícil, o que manja de um software ou o que arrasa na hora de falar nas apresentações. Combine direitinho, aposto que eles terão prazer em auxiliar. Além disso, eles serão seus colegas de profissão no futuro e você poderá contar com eles para fazer networking.

Siga seus sonhos, mas mantenha os pés no chão

Pesquise sobre as coisas que você tenha interesse para descobrir o que quer fazer. A partir disso, aos poucos vá se organizando e traçando metas alcançáveis. Comece com o que for mais simples e dê um passo de cada vez. Tenho certeza que se houver esforço vai dar certo !

Se especialize de qualquer maneira

Está com dificuldades em ter experiências no mercado de trabalho? Aproveite esse tempo, ainda livre, para se especializar de outras formas! Você pode fazer isso através de estágios voluntários, cursos online, leituras de e-books, blogs, vídeoaulas e muito mais. Qualquer jeito de ampliar seu conhecimento na área já pode te ajudar na hora de pegar um trampo pra valer. Arrumar alguns bicos ou economizar uma graninha para investir em workshops também é show. Todo esse esforço te fará se desenvolver como um profissional que tenha conhecimento amplo sobre um pouquinho de cada coisa.

Respire Fundo

Fique calmo e mãos à obra! Vai dar tudo certo, eu tenho certeza 😉

Está nessa crise aí e cursa Publicidade, Jornalismo ou Design? A faculdade não tá correspondendo suas expectativas e você quer aprender mais? Participe do nosso curso “(QUASE) TUDO Q A FACUL Ñ TE ENSINA” 😀

13508934_1208507439194091_6694756124325456819_n

 

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar