Blog

Blog

3 dicas para adotar (ou não) o Snapchat na sua empresa

quinta-feira, 28 de 04, 2016
Tags: comunicação, dicas, Empresa, estratégia, marketing digital, Snapchat

Essa semana na fanpage da No Clima, transmitimos uma Live sobre o comportamento do consumidor atualmente. Vimos que o público hoje, necessita de uma relação com as marcas que vão além da compra de produtos e serviços. Eles precisam de relacionamento, empresas que se importem com seus anseios, necessidades e sejam mais humanas. Pensando em tudo isso, podemos relacionar esses aspectos com uma nova oportunidade em termos de plataforma, o aplicativo Snapchat. O uso dele é um modo bem legal de gerar proximidade entre a marca e seu público. Nele, podem ser produzidos conteúdos exclusivos relacionados a processos da empresa, pessoas, bastidores, novidades e fundo promocional. Confira alguns pontos importantes para se pensar antes de adotar ou não esse canal  no seu negócio:

NOC015.6 - SnapCode-01

Adiciona a gente lá 😀

O que é esse Snapchat?

O Snapchat é um aplicativo de mensagens instantâneas disponível para celulares com o sistema Android ou IOS. Ele é usado basicamente para se comunicar por mensagens visuais e textuais que podem ser vistas apenas uma vez por no máximo 10 segundos ou 24 horas. O conteúdo produzido pelo usuário pode ser salvo e utilizado em outras redes também. É uma ótima oportunidade de ficar próximo do público, principalmente jovem, de forma interativa e dinâmica. Segundo o infográfico produzido pela IInterativa, temos 100 milhões de usuários ativos diariamente na faixa etária de 13-34 anos.

Entenda melhor a interface e as ferramentas do Snap AQUI.

1. O Snapchat faz sentido pra minha empresa?

Não adianta nada querer estar na plataforma só por ela estar em alta. É preciso fazer uma análise principalmente do seu público. Parta das perguntas: será que ele está ativo no Snapchat? O que ele teria interesse de ver por lá? Quais são meus objetivos ao implementar essa estratégia? Tudo tem que ser bem definido, pesquise 🙂

2. Qual conteúdo eu vou oferecer?

Ok. Você já viu que seu público está presente no Snap. E agora? O próximo passo é pensar se você teria conteúdo relevante para oferecer e se a plataforma combina com o posicionamento da sua marca. Um exemplo, se ela é super tradicional nos canais de comunicação que possui, provavelmente não faria sentido ela estar presente numa plataforma tão descontraída e majoritariamente jovem.  É preciso pensar bastante para produzir algo interessante e menos invasivo, já que a plataforma ainda é nova como mídia.

3. Terei recursos para isso?

Para usar o Snapchat é preciso um celular com acesso a internet e uma pessoa disposta a produzir, organizar e monitorar o conteúdo. É importante manter ele atualizado, já que as imagens produzidas são tão efêmeras. Além disso, mesmo sendo um canal mais descontraído, é preciso dedicação tanto quanto as outras.

Quais empresas têm usado esse aplicativo?

O Snap é uma plataforma nova até para as grandes empresas, mas algumas já vem acompanhando essa tendência e conseguido produzir conteúdo relevante para seu público. Acompanhe um pouco do que algumas delas vêm produzindo:

Para adicionar esses usuários no seu Snap, basta apontar para o código com a câmera do seu celular e segurar na tela 😉
  • Coca-Cola

CNhVemuUAAA6JXX

  • Taco Bell

B_3EfEBUcAANDvw

  • Netlix

CMPLQYDUMAAFrma

 

Refletiu sobre esses aspectos e chegou a conclusão que está preparado para o Snapchat? Planeje seu conteúdo, divulgue e lembre que sendo uma plataforma ainda nova, ela estará em constante mudança. Fique de olho nas tendências e no que as grandes marcas tem feito para conseguir bons resultados.

Ainda curioso? Clique AQUI e leia nossa dica de leitura complementar.

Quer conhecer o conteúdo do nosso Snapchat? Adicione: No Clima ou tire foto do Snapcode do post 😉

 

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar