Blog

Blog

3 passos para definir seu público nas Redes Sociais

terça-feira, 10 de 05, 2016
Tags: análise, comportamento, dicas, marketing digital, persona, pesquisa, público, Redes Sociais

Ao iniciar uma estratégia de Redes Sociais é necessário seguir alguns passos. Um dos mais importantes é a definição do seu público para oferecer o conteúdo mais adequado o possível ao perfil dele. Caso não saiba muito bem como fazer, aproveite nossas dicas e saiba delimitar o que oferecer para quem visitar na sua página.

Passo 1 – Realize pesquisas ou aproveite as que você já tem

Sua empresa encomendou recentemente uma pesquisa de público? Aproveite esses dados! Caso ainda não tenham realizado uma, aproveitem a oportunidade para fazer. A pesquisa poderá ser útil para esse e outros fins. Uma alternativa é não terceirizar e vocês mesmos fazerem formulários online através de ferramentas como Typeform  e Google Forms, por exemplo. Coletando essas informações, é possível descobrir se eles têm o hábito de utilizar as redes sociais, em quais  estão mais presentes, o que costumam gostar e não gostar de ver por lá, entre outras coisas.

Passo 2 – Analise os dados

A partir da pesquisa realizada, organize e analise os dados. Você deve descobrir tudo sobre o comportamento do cliente, principalmente nas redes sociais. Dessa forma, será muito mais simples ter clareza sobre como oferecer o conteúdo ideal, em qual plataforma e qual linguagem utilizar. É importante ter essas informações organizadas e acessíveis para sempre que houver alguma dúvida poder recorrer a elas. A partir dessa análise,você vai poder ter uma diretriz de quem são seus principais públicos. Uma dica legal é separá-los por ordem de importância.

Passo 3 – Crie uma persona

Agora que você já conhece tudo sobre o seu público é preciso deixar todas essas informações mais palpáveis. Como vou conseguir falar com todo mundo já que são vários indivíduos com suas particularidades? É aí que entra o trabalho de personas.

A persona é um perfil do seu visitante ideal. É um personagem que vai personificar os dados que coletados.

Um exemplo, pense que na sua pesquisa descobriu-se que a maioria do seus clientes possuem de 20 a 25 anos, são estudantes e gostam de cozinhar por hobbie. Logo, para unificar essa personalidade você pode inventar o João, de 23 anos que mora com a mãe, mas gosta de cozinhar para os amigos.

Percebe? É uma forma de visualizar as coisas mais facilmente. O João gostaria de posts com receitas rápidas para impressionar os amigos? Sim, pois ele gosta de cozinhar por diversão. As receitas ensinadas no conteúdo poderiam ser com ingredientes caros? Não, pois ele é estudante.

A persona serve para orientar as decisões que devem ser tomadas, então não fique muito atento a detalhes do tipo “a cor do cabelo é castanho”, se isso não for importante pra relação dos consumidores e o seu negócio.

Quer saber mais sobre outras dicas importantes para ter sucesso nas redes sociais? Veja mais AQUI. 😀

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar