Blog

Blog

5 Dicas de criatividade inspiradas em personagens da Disney

segunda-feira, 2 de 05, 2016
Tags: Criatividade, dicas, estratégia, ideias, inspiração, personagens

Criatividade. Ô palavra que tira o sono dos profissionais das mais diversas áreas do conhecimento. Temos sempre que ser os inovadores e com as melhores ideias seja no que for que a gente faça. Quando se trata de profissionais já taxados do tipo “criativo” como publicitários e designers, a cobrança para sermos os mais “diferentões” é ainda maior. Bom, uma notícia legal é que criatividade não é necessariamente um talento, mas algo que podemos cultivar.

Confira algumas dicas, inspiradas em personagens pensados por mentes super criativas, para desenvolver a sua e veja a “magia” acontecer:

1- Seja curioso

Para criar algo, é necessário conectar as coisas que já existem na sua memória para transformá-las em algo novo. Seja curioso, explore o máximo possível e assim tenha um amplo banco de referências. Consuma músicas, livros, filmes, peças, exposições, programas de TV e o máximo de produtos do entretenimento de estilos variados. Faça como a Ariel, queira conhecer o que é diferente e descobrir mais sobre ele.

2- Veja as coisas por outros ângulos

Como diria uma dupla muito sábia “Quando o mundo vira as costas pra você, você vira as costas pro mundo”. Ou seja, procure ver tudo sob diferentes perspectivas para propor as novas soluções. Além disso, procure fazer as coisas de formas diferentes das que você está habituado para estimular o seu cérebro. Faça um desenho com a mão que você não escreve, por exemplo!

3- Não deixe que as pessoas cortem sua onda

É muito importante que você acredite nas suas ideias. Tá, não é pra ser arrogante como o Kuzco, ok? Mas é essencial ter confiança e acreditar no que você propõe. Não fique com medo do que as pessoas vão achar, elas não têm o direito de cortar a sua onda. Portanto, já sabe, próximo Brainstorming não deixe de contar suas ideias.

4- Faça um Brainstorming com você mesmo

E por falar em Brainstorming, muitas vezes é importante que você faça um com você mesmo. Deixe suas ideias fluirem e sempre tenha um objeto como uma caderneta ou o próprio celular para anotá-las. Muitas vezes a partir de uma ideia podem surgir várias outras.

5- Relaxe um pouco

É importante se esforçar para ter boas ideias e pensar no extraordinário sim, mas, às vezes a gente fica muito tenso e o que precisamos mesmo é relaxar. Em artigo publicado no site da revista Galileu, o professor John Kounios, da Universidade de Drexel, diz que pouco antes do momento do “eureka”, ondas de relaxamento passam pela parte de trás da cabeça. Essas ondas são ativadas por atividades que relaxam o cérebro, como quando você fecha os olhos, medita ou corre.

Ficou animado com as dicas? Aproveite o pique de curioso e continue acompanhando a gente aqui no blog 😉

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar