Blog

Blog

5 lições de marketing que Beyoncé te ensinou no VMA 2016

segunda-feira, 29 de 08, 2016
Tags: Beyoncé, dicas, estratégia, lições, marca, Marketing, publicidade, VMA, VMA 2016

No dia 28/08, aconteceu a 33ª edição do Video Music Awards, premiação musical realizada pela MTV. Quem acompanhou a transmissão, provavelmente ainda está superando a apresentação destruidora da artista completa que dança, canta e deixa o público sem fôlego, Beyoncé. Para os profissionais de Marketing, a performance pode ser uma ótima inspiração na hora de pensar numa estratégia para marcas. Quer saber como? Veja:

Inovação

Quem acompanha a carreira da Diva sabe que inovar é a praia dela.  Seja em suas canções, na forma de lançar seus álbuns ou nas performances, Beyoncé sempre procura incorporar novidades nos seus produtos. Seja numa colaboração, num estilo de coreografia, num ritmo novo ou no formato de mostrar sua música. Na performance do VMA 2016, tiveram recursos como a exploração do espaço e jogos de câmera diferentes de todas as outras apresentações. No caso de uma empresa, é importante observar o que está acontecendo no mercado e na concorrência para procurar fazer algo diferente e de acordo com seu público. Capriche também nas referências, sempre se atualizando para fazer conexões e colocar a criatividade em prática.

Storytelling

Sempre batemos na tecla de como o público, não só o jovem mas de forma geral, se interessa hoje por uma comunicação que faça com que ele sinta algo. O Storytelling é uma forma de falar sobre sua empresa e trabalhar um vínculo emocional com o público. Beyoncé fez isso com maestria no seu último álbum, Lemonade. Ao invés de fazer clipes convencionais para alguns singles, a cantora fez um álbum visual, com uma sequência que envolvia todas as faixas numa história. Aliás, todo o álbum tem uma lógica e a construção de uma narrativa.

Recursos Visuais

Ter um cuidado especial com a parte visual é essencial para a construção e o reconhecimento de uma marca no mercado. Vai desde a Identidade Visual até a imagem dos seus produtos. Beyoncé aproveita muito bem esse aspecto em todas as áreas possíveis: figurinos, efeitos em performances e desenvolvimento de clipes, por exemplo. Lembre-se, a harmonia visual na sua marca faz parte de uma boa estratégia.

Expectativa

Beyoncé construiu muito bem seu nome e a noção de quem ela é. O público que a acompanha já tem uma expectativa quanto ao que é apresentado por ela. Apesar disso, a cantora sempre dá um jeitinho de supreender os fãs: já lançou álbuns surpresa, fez parcerias com outras grandes divas pop e até mesmo anunciou sua gravidez numa premiação. Analise bastante seu público e saiba como utilizar o recurso da surpresa (positiva, please) a seu favor.

Qualidade

A partir da noção de expectativa do item anterior, Beyoncé já tem uma marca consolidada e que gera uma expectativa quanto ao seu trabalho para seus fãs. Logo, quando se fala o nome dela, já pensamos em coisas grandiosas e maravilhosas. Na hora de cuidar da sua marca e dos seus produtos é importante ter em mente sempre o padrão de qualidade que é prometido para o consumidor.

Quer conversar mais sobre Marketing de um jeito descontraído e com a pegada jovem? Dê uma passadinha aqui na No Clima e bate um papo com a gente 😉

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar