Blog

Blog

Aprenda sobre Marketing com Wesley Safadão!

quarta-feira, 15 de 02, 2017
Tags: Marketing, posicionamento, reposicionamento, wesley safadão

Fotinha-Pedro

Por: Pedro Santa Rosa – Brand Manager

Se você é um brasileiro e não viveu numa caverna nos últimos anos, você já ouviu falar desse mito ícone da música nacional chamado Wesley. Mas se você por acaso faz parte da galera que despreza o Safadão e trabalha ou se interessa por marketing, eu te convido a repensar.

Te digo: Wesley Safadão tem muito a te ensinar. “O que? Eu vou aprender marketing com um cantor modinha? Eu que estudei 54 anos, tenho 22 MBA’s?” Sim. Você mesmo. Presta atenção nas dicas que separei para você, diretamente da vida do antigo cantor do Garota Safada.

  • Sinceridade e Posicionamento

Sabe por que o grande público adora o Wesley Safadão? Porque todo mundo gosta de bater com a bunda no chão! Porque ele entrega exatamente o que ele promete. Ele não diz que vai fazer arranjos e melodias mirabolantes ou letras extremamente complexas. Muito pelo contrário, em sua música “Novinha vai no chão” ele literalmente fala:

Se eu quero poesia
Eu escuto Roupa Nova
Escuto Djavan
Os caras que eu sou fã
Mas eu tô novo e tô solteiro na balada
Tô nem aí pra nada
Eu quero é curtir, eu quero é beijar
No show do Safadão ver a galera dançar

Basicamente ele fala: “Sim, existem músicas bonitas e elas têm seu lugar. Mas meu negócio é fazer música animada, divertida e para dançar.” Pode parecer uma dica boba, mas se tem uma coisa que seu público não vai perdoar é se você trair os valores que vende como seus. Se você tem um posicionamento, o assuma. Sempre.

O que nos leva a próxima dica.

  • Memes e Reposicionamento

Você já viu as fotos do Wesley na época do Garota Safada? Se sim, sabe porque há alguns anos ele surgiu como um grande meme nas redes sociais. Se não, se liga:

wesleysafadaomarketing

É ou não é um prato cheio para zueiras? E pode ter certeza. Elas vieram. Com força!

wesleysafadaomarketing2

(Sim, foi bem “A Praça é Nossa”. Perdão.)

Mas enfim, as zueiras vieram e do nada todos sabiam quem ele era. E o que ele fez? Aproveitou e deixou de ser um simples vocalista de uma banda de forró que fazia um certo sucesso no Nordeste brasileiro, para virar um dos cantores mais bem pagos do país!

Uma verdadeira aula de aproveitar tendências e se reinventar no marketing. A cada história dele salvando um fã com um carro atolado ou a cada montagem, mais pessoas passavam a saber quem ele era.

Aproveitando que estamos falando dele se reposicionar…

wesleysafadaomarketing3

O rei dos memes.

  • Saber se reinventar

Lembra a foto dele antigamente? Compara com ele hoje em dia. Sério. Compara, vai.

A melhora é significativa, né? E não foi por acaso. Sua imagem, seu som, tudo foi mudando aos pouco. Por que? Para se posicionar como algo que pudesse ser querido e consumido por todo o país e não mais apenas um nicho territorial.

“AH! Então ele se vendeu!”

Não. Ele se adaptou. Soube aproveitar que estava em evidência e preparou sua estratégia de marketing para conquistar o mercado. Sua música ainda é forró, mas inegavelmente ele expandiu seus leques. Seu estilo de se vestir hoje é bem mais jovem e moderno.

Essa é uma dica que todos devem prestar atenção: você não precisa perder sua essência para se modernizar, se reposicionar e conquistar novos públicos.

E se engana quem pensa que ele fez isso só na cara ou no som. Ele passou a escrever várias músicas, não só para ele e seu estilo. Ou vai dizer que nunca ouviu falar das suas famosas parcerias?

Então eu te falo.

  • Pessoas certas ao lado

Joga no Google: “Wesley Safadão part …”

Olha quantas parcerias ele fez nos últimos anos. Duplas sertanejas, jogadores de futebol, cantores de funk. Todos cantaram com o nosso Grande Safado. Ele aparece em programas de TV, se preocupa com as tendências e se cerca das pessoas certas.

Antes as parcerias o ajudaram a crescer e a chegar no topo. Hoje, elas o ajudam a se manter, a lançar músicas em ritmos diferentes e conquistar mercados diferentes.

Isso só nos mostra a importância de, no marketing, termos as pessoas certas ao nosso lado. Ter quem te dê a mão, te mostre novas possibilidades e te dê aquele empurrãozinho é essencial. Principalmente num cenário tão dinâmico e competitivo como o que vivemos.

E aí, ainda acha que o Safadão não tem nada para te ensinar?

#VAISAFADÃO

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar