Blog

Blog

As 6 marcas favoritas dos jovens

sexta-feira, 10 de 06, 2016
Tags: amazon, coca cola, favoritas, jovens, marcas, nike, top of mind

 

A internet revolucionou a forma como nos relacionamos, agimos e até compramos. Hoje, uma geração que já teve contato com a web ainda na infância começa a dominar o mercado de trabalho, trazendo desafios para as empresas que querem permanecer no mercado. Muito mais exigentes que seus antecessores, a geração dos millenials quer marcas com as quais eles possa se identificar e se relacionar diretamente. A seguir, listamos as marcas favoritas dos jovens e que tipo de estratégias elas usam para se manter no top of mind desse público.

Amazon

Segundo uma pesquisa da agência norte-americana Moosylvania, a Amazon é uma das principais marcas na memória dos jovens. O motivo disso pode estar por trás das estratégias de marketing usadas pela empresa, líder no envio de e-mail marketing personalizados, por exemplo.

Outra justificativa para o apelo aos jovens é a liderança como empresa inovadora, que lança diferentes serviços (como o streaming de filmes e séries) de acordo com o mapeamento de necessidades de seu público. É uma empresa ousada, que não tem medo de arriscar. E os jovens admiram isso.

Converse

Os famosos tênis All Star já tiveram altos e baixos no mercado de calçados. Recentemente, para se manter relevantes para o público jovem, lançaram a campanha “Made By You” (feito por você, em tradução livre), em que o cliente pode personalizar seu tênis para que ele tenha a sua individualidade. Tudo a ver com a nova geração, que agora vai inclusive de tênis para o trabalho!

Forever 21

Queridinha entre os jovens ligados em moda, a loja de departamentos Forever 21 (recentemente chegada ao Brasil) desperta o desejo dos consumidores pelas peças 100% na moda, mas com preços mais acessíveis. Em plena época de crise econômica e corte de gastos, as marcas mais baratas tendem a ser a primeira escolha do consumidor, especialmente daquele que já tem o hábito de fazer pesquisa de preços na concorrência pelo celular.

Coca Cola

O segredo da Coca Cola para não sair da mente dos consumidores é manter-se atualizada sempre. Antenada às mudanças no comportamento do consumidor com o advento do mobile, a marca cria estratégias multiplataformas, que o acompanham onde ele for. Outro diferencial é o investimento que a Coca faz em videocases que viralizam com facilidade nas redes sociais, trazendo ainda mais apelo para a marca.

Nike

Por meio do marketing de experiência, a Nike vem reformulando sua estratégia para atingir o público mais jovem. Primeiro lançou um aplicativo de corrida cheio de elementos de gamificação (características de jogos aplicadas a diferentes plataformas), que engajam o jovem. Depois, mudou seus comerciais para uma pegada mais humana e real, gerando empatia nos clientes.

Starbucks

Por fim, outra marca destacada na pesquisa da Moosylvania foi a cafeteria Starbucks, gigante nos Estados Unidos, mas ainda tímida no Brasil. Por lá, eles investem em uma comunicação bem próxima do consumidor, presente em diferentes plataformas e com uma linguagem informal e transparente, típica do chamado human branding.

Em resumo, para uma nova geração de consumidores, é necessário que as empresas criem novas estratégias se quiserem permanecer no mercado. As marcas favoritas dos jovens são aquelas que buscam entendê-los e se aproximar deles.

Quer saber mais sobre o que querem os jovens brasileiros? Então leia nosso artigo sobre o comportamento do consumidor e tire suas dúvidas.

 

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar