Blog

Blog

Como escolher a melhor linguagem para as Redes Sociais?

quinta-feira, 11 de 08, 2016
Tags: , Facebook, linguagem, marca, marketing digital, publicidade, Redes Sociais

Atualmente, as redes sociais são mais do que um simples canal de comunicação entre as pessoas: elas se tornaram um hábito, uma parte de nossa rotina. Isso porque nelas as pessoas não apenas consomem conteúdo, mas conversam com seus amigos, interagem, jogam e compartilham momentos significativos da sua vida.

Exatamente por isso, para uma marca ter sucesso, hoje, ela precisa estar presente no ambiente virtual e saber usar corretamente a linguagem para redes sociais. Esse é o fator principal que definirá o sucesso ou não de uma marca na internet: o diálogo.

Uma marca que é distante do público e não consegue abandonar a maneira tradicional de fazer propaganda tem grandes chances de falhar. Já a marca que consegue conversar com seu público conquista suas chances de sucesso. Quer saber mais e ficar por dentro do assunto? Então, continue lendo este post!

O uso da linguagem para redes sociais deve ser focado em relacionamento

Este deve ser o objetivo primário de tudo que você produz para as redes sociais. É claro que o marketing digital tem por objetivo gerar vendas — porém, se a linguagem nas redes sociais não for usada corretamente, ele só gerará um grande silêncio. E isso não irá trazer nada.

Portanto, o foco das marcas deve ser criar interação e conversas, em primeiro lugar. É importante que as pessoas criem intimidade com a empresa, compartilhem suas postagens, retweetem, comentem, etc. Assim, você cria uma boa lembrança da sua marca e das sua comunicação.

A linguagem de cada rede social deve ser diferente

Isso se dá porque as redes sociais são usadas com objetivos diferentes. O Twitter, por exemplo, tem como características o imediatismo e a agilidade. As pessoas buscam nele notícias em tempo real, para se manter ainda mais atualizadas. Portanto, sua conta no Twitter deve criar esse mesmo tipo de sensação aos seus seguidores — exibindo as postagens mais novas do blog, fotos e notícias de eventos recente, fatos em tempo real, etc.

Já o Facebook é muitas vezes usado para entretenimento, e até mesmo para interação social mais constante, já que as pessoas conversam com a sua família e compartilham momentos pessoais. Nesse caso, a empresa deve se posicionar de maneira mais humana, gerando postagens divertidas e atrativas.

O LinkedIn, por sua vez, é uma rede estritamente profissional. Seus posts nessa rede devem trazer o crescimento profissional e empresarial, com uma linguagem mais direta e objetiva. Enfim: cada rede é usada de uma determinada forma, para determinados fins. Por isso, sua empresa deve estar alinhada com esses objetivos para que possa ter sucesso em cada rede.

A comunicação deve considerar a linguagem de cada rede social

Apesar de termos dito anteriormente que o foco principal da marca em uma rede social é gerar relacionamento, isso não significa que não se deve fazer propaganda. Deve-se, sim — desde que as particularidades de cada rede sejam respeitadas e os objetivos de cada público sejam atingidos. As propagandas em redes sociais não devem ser invasivas, e sim orgânicas.

Não espalhe banners explícitos de venda pela sua fanpage, por exemplo. Ao invés disso, crie imagens, vídeos ou outros conteúdos que falem do seu produto, mas de uma maneira que o seu público se interesse em ver. Se você tem uma livraria e vai lançar um livro novo, por que não convidar o autor para fazer uma transmissão ao vivo na fanpage? Isso pode trazer muito interesse, lembrança de marca, e até gerar mais vendas!

O cuidado com a linguagem nas redes sociais deve ser muito bem pensado para conseguir gerar uma real interação com o público. Ao conseguir se relacionar com ele por meio das estratégias corretas, suas vendas virão naturalmente — e não apenas isso; a lembrança de sua marca será reforçada de maneira positiva nas pessoas!

E então, gostou do post? Sua marca consegue criar postagens adequadas ao público? Comente com a gente as suas experiências!

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar