Blog

Blog

Marketing Digital: como escolher em que canais de divulgação investir?

quarta-feira, 17 de 08, 2016
Tags: blog, canais, comunicação, dicas, e-mail marketing, Empresa, Marketing, marketing digital, Redes Sociais, site

O mundo hoje anda cada vez mais corrido, não é mesmo? As pessoas estão cada vez mais consumindo informações, em diferentes canais de divulgação. Mas como lidar com esse comportamento multicanal?

Pois essa é uma das principais perguntas das empresas. O relacionamento com o cliente tem ficado bem mais segmentado e personalizado, e elas precisam seguir o fluxo das novas mídias, mas sem deixar de lado os canais mais tradicionais.

Antes de escolher os canais mais adequados para a sua estratégia de comunicação, você precisa ficar ligado no seu público! É ele quem vai te ajudar a determinar quais canais de divulgação sua empresa precisa investir pesado.

São muitos os canais disponíveis atualmente, e cada um tem seus benefícios, funções e desvantagens. Conheça os principais e e invista em qual é o mais adequado no seu caso.

Site institucional

Os sites institucionais são um canal de comunicação que tem ganhado espaço no ranking de relacionamento com clientes. A culpada disso? A internet!

Hoje é muito mais fácil contactar uma empresa e procurar por serviços pela internet do que pelo telefone ou na sola do pé. Então, saiba investir em um site que tenha uma arquitetura da informação bem formulada.

Caso o seu site institucional não seja claro e obtenha todas as informações de que o consumidor precisa, o efeito pode ser contrário. A desvantagem está aí: o site é um canal essencial de divulgação, mas se você não cuidar direitinho dele, ele pode te fazer perder espaço em vez de ganhar. Cuidado!

E-mail marketing

O e-mail não está ficando obsoleto, como todos pensam! Ele ainda é uma ferramenta forte e essencial, que consegue trazer resultados satisfatórios a curto prazo.

Esse recurso, caso usado da maneira correta, é extremamente eficaz para a nutrição de leads, já que você consegue entregar conteúdo relevante diretamente para quem tem interesse ou procura por soluções.

Só é preciso tomar cuidado com a frequência de envio desses conteúdos. Caso não seja utilizado da forma correta, o e-mail marketing pode ser encarado pelos seus leads como spam ou como algo indesejado e incômodo.

Redes Sociais

Aqui a conversa ficou séria. As redes sociais deram um “boom” na internet e na forma como as pessoas se comportam dentro dela!

Esses canais de relacionamento e divulgação são umas das grandes tendências da última década, e têm ganhado muito espaço por serem um ambiente virtual mais humanizado.

Nas redes sociais, as pessoas podem ter um contato direto e mais personalizado com as marcas. Então, nesse caso, sua estratégia deve ser criada dentro da lógica das redes escolhidas e os conteúdos precisam ser pensados e publicados nos horários certos e para as pessoas certas.

Mantenha um relacionamento com os consumidores de forma transparente, convidativa e ao mesmo tempo se mostrando disponível e aberto para perguntas, sugestões e críticas.

Nas redes sociais também é possível contar com a publicidade paga, como no caso do Facebook Ads, Google Adwords, LinkedIn Ads, dentre outros. Vale muito investir!

Blogs

Esse canal de divulgação tem ganhado muito espaço na área do marketing digital, por se tratar de um meio que oferece conteúdo relevante e útil. Um blog é um canal excelente para você construir sua audiência e fidelizar pessoas, já que elas irão te identificar como autoridade naquele assunto ou área de atuação.

Você só terá problemas e desvantagens com esse canal se não souber usar o marketing de conteúdo de forma correta. Evite assuntos complexos e aposte em uma linguagem mais clara e objetiva, e também mantenha uma frequência de postagens.

Tenha em mente seu público, não fale só de si mesmo, produza conteúdo de qualidade e bem escrito e com certeza vai conseguir tirar muito proveito desse canal de divulgação!

Dentre todos esses canais de divulgação, ficou difícil saber em qual investir? Certamente, usá-los de forma integrada pode ser a solução. Apenas saiba investir e utilizar cada canal da maneira correta. Certo?

Se você gostou das nossas dicas, compartilhe este artigo nas redes sociais!

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar