Blog

Blog

Comportamento do consumidor – Quem é e o que quer o consumidor de hoje?

quarta-feira, 27 de 04, 2016
Tags: comportamento, compra, consumidor, Consumo, decisão, empatia, estratégia, marca, Marketing, publicidade, público, relacionamento, tendência

Podemos perceber que, hoje, o consumidor tem buscado muito mais do que produtos oferecidos por alguma marca. Ele tem procurado relacionamento. Com tantas opções, ele precisa de marcas que tenham empatia e entendam verdadeiramente quem ele é, o que gosta, onde se comunica e o que deseja.

Compreendendo essas necessidades, as empresas ganham tempo na hora de saber escolher que produto e que discurso oferecer. O público quer ver transparência, emoção, personalidade nas marcas e todas essas coisas são essenciais na hora de escolher o que comprar.

No atual contexto brasileiro, vemos que a questão do consumo é diretamente impactada pela situação econômica do país. Mesmo sem grana, o brasileiro visa manter seu padrão de vida. Ao fazermos uma análise, percebemos que o consumidor vem abrindo mais espaço para o consumo colaborativo e para a escolha de marcas mais baratas. Diante desse cenário as estratégias de Branding para gerar relacionamento se fazem ainda mais necessárias e a comunicação integrada com o modo de vida do consumidor também.

Atualmente é essencial que as marcas distribuam seu investimento de mídia em diversas plataformas para acompanhar o público em momentos diferentes do seu dia. O acesso a internet e aos dispositivos móveis foram fatores chave na mudança de comportamento do consumidor dos últimos tempos. Há uns 10 anos, a internet banda larga ainda tava se popularizando e não tínhamos esse constante acesso ao mobile. Os celulares não eram modernos o suficiente pra fazermos muita coisa e a internet móvel não era acessível para grande parte da população como é agora. Com essas ferramentas disponíveis hoje, o consumidor chega numa loja física para comprar, com o celular na mão, para verificar se o produto na concorrência está mais em conta ou na loja online.

Com tudo isso, o acesso a informação ficou diferente e tornou maior ainda a importância da opinião da comunidade. Como assim? Antes o consumidor poderia pedir ajuda para pessoas próximas para escolher um produto. Hoje você tem milhares de pessoas contribuindo com opiniões de diversas formas, seja através de comentários nas redes sociais ou resenhas em vídeo. Além disso, não só os consumidores veem as opiniões um do outro, mas também conseguem mostrar ela diretamente para as marcas.

Seja utilizando estratégias crossmedia para acompanhá-lo aonde estiver, seja conversando com ele nas redes sociais, cada dia torna-se mais essencial saber a cara do consumidor e como lidar com ele. Já que ele está em constante mudança, as empresas precisam mudar também para conseguir se relacionar com ele de forma que dê resultados.

Quer saber mais sobre padrões de comportamento e tendências de consumo?

    • Veja nossa Live sobre comportamento do consumidor 😀

  • Leia AQUI o texto “5 tendências globais de consumo para 2016 e como aproveitá-las”

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar