Blog

Blog

Comportamento: o jovem, a faculdade e o mercado de trabalho

quarta-feira, 6 de 07, 2016
Tags: comportamento, Empresa, estudo, expectativas, faculdade, Jovem, mercado de trabalho, oportunidade, trabalho, universidade

Quando uma nova geração chega ao mercado de trabalho, ela traz consigo um monte de características que transformam as maneiras de pensar e agir nas empresas, além das aspirações quanto à construção de uma carreira. Então, não poderia ser diferente com os jovens da geração Y e Z, que possuem opiniões diferentes de seus pais e uma grande influência da tecnologia em todos os âmbitos de suas vidas.

O acesso à informação mudou, as possibilidades de carreira aumentaram e a ansiedade pela escolha certa para construir um futuro também. As pessoas das gerações mais novas está mais ligado no propósito da função que irá exercer do que com a estabilidade financeira, por exemplo. Não que essa parte não seja importante, mas é significativo ter prazer no que faz e gostar do ambiente do trabalho. A figura do chefe também ganha um novo significado, o de mentor, uma pessoa para ajudar a aprimorar habilidades.

Para conseguir chegar a um lugar que garanta esses benefícios, o jovem passa pela pressão de ter que escolher muito cedo um curso na faculdade (e ele pensa que não poderá mudar de ideia nunca). A maneira de ver a educação está diferente também. O universitário quer ter a oportunidade de experienciar a faculdade de um modo amplo com uma mistura de teoria, prática e situações cotidianas. Isso reflete no mercado quando ele quer passar por vários empregos e assim ter novas práticas e encontrar um lugar que tenha seu perfil. Estamos numa época que o sentimento e as experiências são muito importantes.

Assim, é interessante que as empresas estejam abertas a conhecer seus jovens funcionários. Saber bem o perfil que querem, mas sem expectativas impossíveis. O jovem costuma a ser multitarefa, mas muita coisa ele irá aprender na prática. É necessário também ouvir opiniões e ter consciência que eles têm muito a oferecer em termos de criatividade, soluções diferentes e muito mais. Além disso, é possível investir no potencial desses funcionários/estagiários Y e Z para que eles possam crescer junto com seu negócio e futuramente assumir cargos de liderança.

Quer saber mais sobre o assunto? Dê uma navegada pelo nosso blog para ler mais sobre o jovem e também confira nossa Live:

O que é Marketing Jovem? Entenda definitivamente!

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar