Blog

Blog

Conheça o poder das LoveMarks no mercado atual

terça-feira, 23 de 08, 2016
Tags: diálogo, emocional, engajamento, Jovem, lovemarks, Marketing, publicidade, público

Você sabe o que são LoveMarks? Talvez assim de cara você não consiga definir o que realmente significa esse conceito, mas garantimos, sem sombra de dúvidas, que é o caminho que as empresas devem tomar para se destacar no mercado.

Ficou curioso? Então continue lendo nosso artigo e saiba mais sobre essa supertendência!

O que são as LoveMarks?

O conceito de LoveMarks é algo bem recente e está começando a se popularizar somente agora, principalmente no Brasil. Embora seja algo que já exista há muito tempo com diferentes vertentes.

Em poucas palavras, LoveMarks são marcas de qualquer tipo de segmento que alcançam um nível de engajamento com seus fãs baseado em questões afetivas ou emocionais.

Essas marcas conseguem alcançar um nível de diálogo muito afinado com seus seguidores, ao ponto de muitas vezes nem mesmo precisarem de uma campanha de marketing para garantirem as vendas de um produto ou como é mais comum, conseguem bancar projetos apenas com o apoio colaborativo de seus seguidores.

Mas para conquistar esse nível máximo de engajamento é necessário realizar um trabalho que pode levar anos de “cultivo” da sua base de seguidores.

Uma marca precisa estar bem entrosada com seus seguidores, procurando conversar com eles, se envolvendo em ações para criar vínculos, aumentando assim, uma relação mais afetiva com o passar do tempo. Não é à toa que as empresas que usam a internet para se comunicar com o público mais jovem, por exemplo, obtêm mais êxito, pois esse é o ambiente que ele mais curte e utiliza para se relacionar não só com os amigos, mas com suas marcas preferidas.

Veja o exemplo da Valve. Se você não conhece, a Valve é uma empresa desenvolvedora de videogames. Apesar de seus jogos venderem muito menos do que os de outras empresas do gênero, a Valve pode ser considerada uma LoveMark pelo seu público, já que eles se engajam de maneira muito emotiva com ela – muito por causa da criação da Steam, uma plataforma de venda de jogos que permite a criação de um cenário de games independentes no mundo todo.

Para chegar a esse patamar, a Valve precisou ouvir o que seus consumidores queriam e a partir daí desenvolveu um projeto mais ideológico, tratando as pessoas não como meros números de vendas, mas como indivíduos com sentimentos e personalidade.

Outro ótimo exemplo é a DC Comics. Há algum tempo, uma garota de oito anos escreveu para a editora de super-heróis (Casa do Batman e do Superman) reclamando que existiam poucos filmes, desenhos ou mesmo brinquedos para garotas utilizando super-heroínas. A história se tornou viral e a DC Comics respondeu transformando a própria menina em uma super-heroína dos seus gibis – e, claro, entregando produtos, séries e filmes para o público infantil feminino, começando a cultivar um público fiel que transformará a DC em LoveMark daqui alguns anos (se tudo der certo).

Qual o poder das LoveMarks?

Existe uma razão para a maioria das grandes empresas buscarem alcançar o status de LoveMarks? Sim! Uma fidelidade acima de qualquer lógica.

Basta ver, por exemplo, o fato de tantas pessoas dormirem em filas na frente de lojas da Apple para comprar os novos iPhones, mesmo que eles sejam simplesmente uma versão atualizada do smartphone do ano anterior.

Elas fazem isso porque acreditam no conceito vendido pela Apple, na relação entre marca e cliente. É uma questão de afeto e amor a marca.

Outro exemplo interessante é o do pessoal do site Jovem Nerd que conseguiu, por meio dos seus Podcasts, criar um verdadeiro império na Internet. Com  a criação massiva de conteúdo extremamente pessoal e focado num determinado público, eles desenvolveram uma relação de amor com seus seguidores. Além de possuir uma loja que vende mais de R$ 500 mil por ano, eles também começaram a utilizar novos canais para criar ainda mais conteúdo cativante para seus fãs.

Como deu para ver, a ideia das LoveMarks parece ser uma tendência que vai moldar o futuro do marketing e pavimentar o caminho para empresas que desejam atrair um público mais específico para sua marca.

Gostou de saber o que é LoveMarks? Conte pra gente nos comentários abaixo!

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar