Blog

Blog

Design: vai ter gradiente sim!

quarta-feira, 11 de 05, 2016
Tags: degradê, design, Gradiente, ícone, identidade visual, Instagram, preconceito, rebranding, tendência

Hoje foi um daqueles dias que fomos surpreendidos por uma mudança de Identidade Visual daquelas. O Instagram resolveu dar um UP no visual e mudou não só sua interface mas também o ícone. E aí que estamos aqui pra falar da parte mais polêmica e que também apareceu no rebranding da Oi (clique AQUI para ler mais sobre), o GRADIENTE.

Nós que mexemos com criação visual, temos um certo preconceito com o uso desse recurso. Mas devemos refletir, ele faz bastante sentido para o momento atual em termos de Design, não? Pense, antes um degradê tornava a impressão de um material mais trabalhosa, por exemplo. Além disso, o uso de cores de muito contraste e em sua forma pura eram muito comuns, tornando o negócio não muito agradável aos nossos olhos. Outro aspecto importante é o que as defesas para a escolha de um degradê não eram tão estratégicas. Só que, atualmente, temos um contexto diferente.

Assista esse belo vídeo antes de continuarmos:

Vivemos num mundo completamente influenciado pelo digital. O Instagram, uma plataforma tão popular nesse meio precisa se preocupar com as pessoas que o utilizam. O flat design, tendência que nasceu a partir da popularização dos canais online, veio para ajudar a visão de nós usuários que precisamos de algo mais simples e de fácil identificação. Legibilidade mesmo, é uma prioridade. Além disso, tem aquela questão do carregamento lento para detalhes demais numa conexão lerda 3G. Tudo isso influencia numa atenção especial dos aplicativos e redes sociais ao minimalismo.

Temos que levar em consideração que o gradiente do Instagram não foi feito pelo sobrinho. Foi pensado estrategicamente e de forma harmoniosa. Então, talvez seja a hora de sermos livres e menos preconceituosos, ousando utilizar esse recurso para dar um TCHAN nas nossas peças. Aqui na No Clima a gente curte essa tendência.

 

O que acha de experimentar?

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar