Blog

Blog

Empreendedorismo: o que é preciso para empreender?

quinta-feira, 4 de 08, 2016
Tags: dicas, empreendedorismo, empreender, Empresa, negócios, networking

O perfil da galera jovem que tá aí e vem crescendo é quase que naturalmente empreendedor. Não vamos generalizar, mas a quantidade de jovens que demonstra o interesse de empreender é significativa. Segundo o portal UOL, uma pesquisa realizada com alguns jovens brasileiros apontou que cerca de 90% tem vontade de empreender e 67% acreditam ter vocação pra isso. Porém, na hora de criar um novo negócio, existem algumas dificuldades.

Quer saber mais sobre o que é preciso para empreender e lidar com possíveis obstáculos?

Veja só:

1- Perfil

Têm pessoas que possuem naturalmente um perfil mais empreendedor, mas as características que as definem podem ser cultivadas e desenvolvidas por todos. As mais comuns são: ser dinâmico, independente, produtivo, informado e não ter medo de arriscar ou fracassar. Outro ponto importante, é lembrar que ser empreendedor e ser empresário são coisas diferentes. O empresário é um cara que manja muito de gestão, mas ele pode não ter perfil empreendedor e não saber inovar e gerar novas oportunidades no seu negócio, por exemplo.

2- Ideias

Quer ter seu próprio empreendimento? Primeiro de tudo, você precisa saber sobre o que ele será. Opte de preferência por um produto ou serviço que você tenha conhecimento, para não precisar contratar pessoas e gastar mais dinheiro de início. Existe a opção também do networking, convide pessoas que topem essa empreitada com você, sabendo que no primeiro momento o dinheiro não será muito significativo.

3- Networking

Pegando carona no tópico anterior, é importante você contatar nesse momento a sua rede de de networking. A galera da faculdade que você conheceu, do estágio ou as pessoas que você saiba que manjam muito de alguma coisa e que possam ajudar na execução da sua ideia. Além disso, seus contatos também serão úteis para servirem como primeiros clientes.

4- Planejamento

Organização é essencial para o nascimento da sua empresa. Para isso, estude planos de negócios, planejamento estratégico e descubra a melhor forma de fazer dar certo. Coloque seus objetivos a curto e a longo prazo em jogo e o investimento necessário para cada coisa. Além disso, pense na infraestrutura. De início cogite a possibilidade de home office, por exemplo.

5- Mão na massa

Você já tem o que fazer, os contatos e um plano. Hora de começar! Coloque a mão na massa, execute sua ideia e comece suas primeiras vendas. Tem que correr atrás mesmo e divulgar seu trabalho. Aproveite as ferramentas de Marketing Digital que exigem um investimento menor e conquiste novos clientes.

6- Persistência

Começou e já se deparou com algumas frustrações? Muita calma nessa hora! O início é difícil mesmo e algumas vezes você irá errar. O negócio é observar o que não rolou, pensar e achar uma nova solução. Não desista, ok? É assim mesmo, só é preciso persistência.

Quer saber mais sobre empreendedorismo? Assista nossa Live sobre o assunto com a participação dos heads João Paulo Raia e Fernando Drummond 😉

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar