Blog

Blog

Entenda as oportunidades trazidas pela Internet das Coisas!

segunda-feira, 22 de 08, 2016
Tags: Internet das coisas, Marketing, negócios, publicidade, startup, Tecnologia

Nas últimas décadas o mundo sofreu inúmeras transformações. Contudo, as mais recentes delas, as novas tecnologias e a internet, têm proporcionado experiências e mudanças mais impactantes na vida das pessoas. Unir a internet aos nossos hábitos mais comuns, como apagar ou acender uma lâmpada, por exemplo, era algo quase impossível de se imaginar há algum tempo  — exceto para as gerações X e Y!

Isso é possível graças à internet das coisas, também é conhecida por IoT (sigla para Internet of Things), uma área em constante crescimento atualmente. Ela proporciona que nós tenhamos o controle remoto sobre vários objetos como aparelhos eletrodomésticos, máquinas industriais e carros a partir de uma conexão à internet.

Quer saber um pouco mais sobre as grandes facilidades proporcionadas pela internet das coisas ao nosso cotidiano e as oportunidades que ela tem gerado ao mundo dos negócios? Confira o nosso artigo de hoje!

A tecnologia em nossas vidas

Essa frase poderia estampar as capas de vários livros — ou devemos considerar a leitura em um kindle? De qualquer forma, se para os mais antigos a dúvida era “como conviver com a tecnologia em nossas vidas?”, a principal questão para os cidadãos do século XXI é “como viver sem a tecnologia?”.

É inegável que o impacto dela em nossas vidas gerou alguns efeitos negativos, como o estimulo ao sedentarismo, que acaba refletindo na saúde de quem passa a maior parte dos dias sentado e com os olhos constantemente expostos às telas. Porém, da mesma forma que a tecnologia cobrou o seu preço em troca das diversas facilidades que proporcionou, hoje a mesma passa a auxiliar na correção dos maus costumes que ajudou a criar.

Monitore a sua atividade física

A parceria entre as gigantes Nike e Apple, por exemplo, gerou um dispositivo que pode ser colocado debaixo da sola do tênis para monitorar o desempenho de corredores e atletas. O dispositivo exibe na tela do seu smartphone a distância percorrida, permite configurar o quanto você deseja perder de calorias, mensurar os resultados, entre outras funções que credenciam tal invenção a um verdadeiro marco da internet das coisas!

Aproveite os objetos inteligentes

Em Nova Iorque, uma startup chamada AdhereTech, fundada em 2011, criou um frasco de comprimido que garante que os pacientes tomem seus medicamentos. Para crianças que sofrem de ansiedade, a solução da internet das coisas é a T-Jacket, uma jaqueta que simula abraços e é controlada pelos pais via smartphone.

Conheça a smart geladeira

Já imaginou uma geladeira que contasse com um display LCD capaz de reproduzir a tela do seu smartphone? Pois é. A Samsung já inventou esse modelo, que permite que você reproduza vídeos e músicas, consulte as suas redes sociais e acesse receitas enquanto verifica os itens que precisam ser comprados no sistema inteligente de armazenamento da geladeira.

Explore as oportunidades de negócios

Como consequência de quase toda grande ideia, as invenções que surgem através da IoT passaram a se tornar grandes negócios. Vivemos um momento em que muitas startups são criadas para transformar ideias em algo útil para a vida das pessoas e, é claro, converter esse benefício em muito dinheiro.

O mundo está cada vez mais aberto a inovações, sobretudo aquelas que dão origem a novas empresas. Além disso, muitas empresas sólidas investem continuamente em inovações próprias, ou seja, esse é um ótimo espaço para quem entende do riscado. Aqui no Brasil, por exemplo, o governo tem procurado essa aproximação, criando o Plano Nacional de Comunicação entre Máquinas (M2M) e Internet das Coisas (IoT), que visa dedicar investimentos para estimular a criação de novas tecnologias dessa natureza.

A internet das coisas traz consigo um mar de oportunidades, não é mesmo? Então compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais! Quem sabe um amigo seu não tem uma ideia inovadora para colocar em prática?

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar