Blog

Blog

Faculdade: chegou a hora do estágio

terça-feira, 9 de 08, 2016
Tags: crise, dicas, emprego, Estágio, faculdade, o que fazer, trabalho, universitário

Ser universitário não é uma tarefa fácil. São trabalhos, provas, noites de sono perdidas, o dinheiro quase inexistente indo embora em materiais, sem esquecer das expectativas e frustrações. Claro que existem pontos positivos também, mas é bastante comum que a maioria da galera nessa época entre em crise: eu não sei ser adulto. Se tornar adulto significa também ingressar no mercado de trabalho e na maioria das vezes é complicado dar um start e começar a vida profissional, já que muitas empresas exigem experiência para contratar uma pessoa em busca da tal experiência.

>>> Momento dica <<<

Um conselhozinho para conseguir o primeiro estágio no mercado:

Faça algumas atividades que se possa colocar no currículo como estudo de idiomas, trabalho voluntário e programas de extensão da faculdade. Assim seu currículo já pode ter umas coisinhas e você ganhar algumas competências.

Beleza, depois de bastante esforço e alguns currículos (não muito recheados), entrevistas e dinâmicas, você finalmente encontra um estágio. AMÉM! Você começa super animado e de repente vê que seu cargo não é tão legal, seu chefe não te dá abertura e que suas tarefas acabam incluindo “vários nada”. Então, o aprendizado não está rolando muito como o esperado. “Preciso sair desse lugar”, vem à cabeça. Porém, você necessita de grana e da tal experiência, logo não pode sair de lá, principalmente em época de crise, certo? Errado.

Existem muitas vagas te esperando, mas é preciso muuuuito trabalho duro. Trabalho dá trabalho. A exigência hoje é grande mesmo, mas a gente consegue dar um jeitinho. A vlogger Joutjout mesmo, em seu livro “ Tá todo mundo mal: o livro das crises” conta sua experiência com um estágio que ela queria muito e provavelmente não conseguiria se fosse só pelo currículo com 3 tópicos. Daí ela fez uma carta com vários motivos pelos quais o pessoal deveria contratá-la e conseguiu a vaga.

Aproveite uma das principais características dos jovens hoje, mesmo se não combinar muito com você, a experimentação. A galera não passa mais mil anos na mesma empresa e quer ter experiências diferentes em vários lugares. Isso pode te ajudar muito a descobrir o que curte realmente. A época da faculdade é ótima para isso! Então, se sentir vontade, vá de um estágio pra outro mesmo, dê o melhor de si e realize diversas atividades. É assim que vai vir o aprendizado e a experiência. Tem que tentar de verdade tá bem? Acredite no seu trabalho, força na peruca e boa sorte!

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar