Blog

Blog

Jovens, viagens e o poder da experiência

terça-feira, 20 de 09, 2016
Tags: Experiência, intercâmbio, Jovem, juventude, viagem

Já repararam como têm um monte de jovens no seu círculo social trocando festas de aniversário, de formatura e outras comemorações específicas, que exigem um investimento maior, por viagens? E por que será que isso tem acontecido? Bem, afirmamos pra você que esse fenômeno tem tudo a ver com a valorização das experiências. Segundo o Perfil do Jovem Brasileiro da PUC-RS, 72,9% dos jovens querem viajar pelo mundo e conhecer novas culturas. Quer entender um pouquinho mais sobre esse fato? Continue com a gente.

Numa era em que temos muitas opções de produtos, serviços e formas de lazer, o que tem feito mesmo a diferença no nosso cotidiano é a vivência de momentos marcantes e que façam com que a gente sinta algo. Por exemplo, quais são as histórias que você mais gosta de contar para seus amigos? Com certeza são aquelas que possuem fatos diferentes, engraçados, memoráveis e que, negativa ou positivamente, mexeram com os seus sentimentos de alguma forma.

Com o ato de fazer uma viagem é assim também, independente do que você viva durante o período, trata-se de um ambiente diferente, com pessoas e culturas distintas da sua. Assim, consequentemente ela trará experiências nunca vividas e essa é uma das maiores motivações do jovem ao desejar conhecer novos destinos. Além disso, viajar, seja a turismo ou num intercâmbio, é um momento transformador e de autoconhecimento, já que a pessoa precisa aprender um tanto de coisa nova sobre o lugar e sobre ela mesma ao precisar se adaptar. É uma questão de memória afetiva, de novas emoções. Os filmes de grandes viagens nos mostram isso, os momentos acabam virando grandes jornadas inspiradoras de autoconhecimento.

Viajar, também significa ver de perto um monte de coisa que você só viu pela TV ou internet. É quase encontrar aquele artista que parecia ser de verdade só através das telas e finalmente conseguir vê-lo ao vivo. Com a internet e as redes sociais, é mais fácil “fuçar” cada cantinho do mundo e ter mais vontade de viver um trechinho da sua história naqueles lugares.

Não importa se é por intercâmbio ou a turismo, estar em destinos novos são experiências transformadoras que podem trazer desenvolvimento pessoal e até profissional. Então, esse tipo de experiência se tornou um sucesso na vida do jovem que hoje, tem cada vez mais curiosidade quanto ao mundo.

Quer ver mais sobre o assunto? Veja a live da AIESEC in Brazil em parceria com a gente 😀

 

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar