Blog

Blog

Linguagem para redes sociais: saiba se comunicar com a geração Y!

quinta-feira, 16 de 06, 2016
Tags: comunicar, humor, jovens, linguagem, Redes Sociais, segmentação, tom de comunicação

Em um mundo onde existe muita informação sendo lançada diante de nossos olhos, captar atenção e se comunicar com a geração Y é um desafio. Se não houver a linguagem certa, no lugar certo, os esforços não irão apresentar bons efeitos e obter os resultados almejados.

Para conseguir alcançar esse público dinâmico e exigente, você precisa falar a língua deles. E para isso, precisa conhecer essas cinco ótimas dicas para que a mensagem tenha o máximo de eficiência nas redes sociais — um dos canais preferidos pela geração Y. Quer saber como se pode conseguir tudo isso? Veja a seguir:

Seja direto e objetivo

Nada de formalidades sem necessidade ou enrolar demais. A geração Y não gosta de rodeios e prefere ir direto ao ponto. A linguagem utilizada deve ser básica, sem palavras difíceis ou textos longos demais. Uma dica valiosa a ser lembrada “menos é mais”.

Apesar de textos curtos, eles devem conter engajamento, que é aquele “quê” responsável por fazer o público cativar-se pela mensagem e produzir envolvimento e interação. A combinação perfeita para ter esse resultado é unir textos diretivos a imagens.

O público jovem, para ser impactado positivamente, precisa de uma comunicação fluída e objetiva!

Utilize o humor

A geração Y é sinônimo de dinamismo. As coisas certinhas demais não chamam a atenção desse público. Usar uma pitada de humor e o tom descontraído em suas mensagens nas redes sociais é uma boa alternativa para quem busca engajamento.

Esse tipo de conteúdo pode até gerar um viral, fazendo com que a mensagem ganhe as redes sociais através dos próprios compartilhamentos dos usuários. Mas é bom ter cuidado para não apelar demais e usar um temperamento forte demais, seja sutil.

Inove em suas mensagens

Os Millennials, ou integrantes da Geração Y, representam um público jovem que almeja a agilidade na informação. Sem contar que trazem uma quantidade bem grande de informações simultâneas, por isso levam muito em consideração o conteúdo que recebem.

Inovar em suas mensagens é uma forma de tentar ganhar a atenção desse público. Vídeos curtos e até GIFs podem ser muito úteis nas redes sociais, pois o movimento é uma maneira de segurá-los por mais tempo diante de sua mensagem.

O marketing voltado para esse público jovem precisa ser bem articulado e dinâmico. Assim, os seus resultados serão bem melhores.

Demonstre a sua preocupação ambiental e social

Outra característica marcante nessa geração é a grande preocupação com o meio ambiente e com as causas sociais. Os jovens sempre buscam soluções para os problemas da sociedade, então por que não mostrar que a sua empresa também veste essa camisa?

Utiliza uma linguagem focada em uma causa, escolha uma que tem a ver com a sua empresa e junte com as dicas acima — você verá que o resultado com esse público será surpreendente.

Segmente o público

A última dica para chegar a uma linguagem ideal nas redes sociais é a segmentação. A geração Y vive em grupos sociais bem definidos, o que ainda pode ser chamado por “tribos”.

Definir com qual tribo sua empresa se encaixa melhor, e trabalhar com a linguagem voltada para ela, é a melhor estratégia a ser tomada nas redes sociais. É válido destacar que cada indivíduo se sente melhor com o visual de página e as formas de discurso com as quais mais se sente confortável — e por isso lidar com grupos bem definidos demanda uma maneira específica de abordagem e comunicação. É essencial planejar bem a sua linguagem nas redes sociais, a fim de torná-la mais eficiente.

A interação e o relacionamento também são importantes nas redes sociais. Interagir com o seu público também aproxima a geração Y da sua empresa e isso gera um resultado positivo, já que a comunicação facilitada e rápida são coisas de valor para essa geração.

E você? Tem alguma dificuldade para se comunicar com seu público? Compartilhe suas experiências e opiniões conosco!

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar