Blog

Blog

Marcas têm dificuldades na comunicação com o público jovem

segunda-feira, 13 de 06, 2016
Tags: comunicação, comunicar, dicas, dificuldades, marcas, melhorar resultados

A geração Y, ou millennials já foi caracterizada por ser particularmente distraída, superficial, preocupada apenas com os próprios interesses… Mas essa turma não é especial apenas por isso. No universo da publicidade, dão trabalho para as marcas, que não fazem ideia de como conquistar essa nova (e grande) fatia do mercado! A comunicação com o público jovem tem sido um desafio, principalmente para as grandes empresas que são vistas por esse tipo de consumidor como quadradas demais.

Não é fácil traçar uma estratégia de comunicação que envolva essa turma, mas a gente tá aqui pra te ajudar. Que tal entender um pouco melhor quem é a geração Y, o que ela considera importante e como outras marcas criaram formas de superar essas barreiras? Continue a leitura!

Quem é a geração Y?

Nascidos entre a década de 80 e 90 os membros da geração Y convivem com o digital desde a infância, o que torna sua compreensão e maneira de utilizar as principais mídias (TV, internet, rádio) bem diferente das gerações anteriores.

Estes nativos digitais têm muito pouco em comum com seus pais. São indivíduos multitarefa graças a essa natividade digital. Estudos indicam que seus sistemas cognitivos funcionam de forma diferente da geração anterior.

O que os torna tão diferentes?

É como se esses jovens já viessem com Wi-Fi. Não foi necessário para eles aprender a incluir o digital nas suas vidas, pois ele sempre esteve lá. Mas isso tem consequências na forma como estes jovens lidam com outras pessoas e até mesmo outras marcas.

Imagine crescer num universo em que quase tudo está ao alcance de um Google? Isso tornou a geração Y imediatista ou, pelo menos, urgente em suas necessidades. No ambiente profissional estes jovens querem ser promovidos rapidamente e procuram trabalhar em organizações horizontais, nas quais sentem que podem fazer algo especial e serem notados por isso. Mas por que as empresas ainda têm tanta dificuldade de conversar com a geração Y?

Quais são as barreiras que as marcas enfrentam ao se comunicar com o público jovem?

Um dos grandes desafios para as marcas é a forma como a geração Y lida com o consumo. Estes jovens estão mais conscientes de seu papel no planeta e querem tomar decisões que não prejudiquem sua continuidade para as próximas gerações. Isso forma consumidores conectados com necessidades que as empresas não estavam acostumadas a endereçar.

Para os millennials, a opinião dos amigos é muito mais importante do que um slogan. Eles criam vínculos entre si muito fortes, embora sejam distintos dos que criaram seus pais. Não é preciso estar no mesmo lugar para compartilhar do convívio uns dos outros e boa parte do que esses jovens consomem foi recomendado por pessoas de sua confiança. A geração Y é a que mais confia nos chamados influenciadores digitais, pessoas que construíram autoridade o suficiente para falar de um produto ou serviço.

Como melhorar a comunicação com o público jovem?

A chave para se comunicar melhor com este público é entender seus hábitos não como um grande grupo que pensa de forma uniforme, mas através do estudo de nichos. Estes jovens têm a facilidade de se encontrarem e agruparem por características em comum, graças à redução das distâncias proporcionada pela tecnologia. Algumas marcas já conseguiram entender que para falar com a geração Y ir direto ao ponto e fornecer informações que não costumavam fazer parte da sua estratégia de vendas pode ser a solução. 90% dos jovens da geração Y seguem suas marcas favoritas na internet.

A interação e flexibilidade que são possíveis nas redes sociais são características que estes indivíduos prezam na hora de estabelecer relacionamentos significativos com marcas. Veja o caso da Prefeitura de Curitiba, que encontrou online uma forma cativante de informar a respeito da cidade e consultar sua população através do Facebook.

Parte do seu sucesso se deve a criação de conteúdos conectados com os principais assuntos das redes sociais e as respostas ágeis ajudam a aprofundar este relacionamento. Esse equilíbrio é fundamental para conseguir se relacionar com os millennials.

A comunicação com o público jovem deve ser uma prioridade de empresas que pretendem continuar no mercado, já que conquistar a nova geração de consumidores será fundamental pra isso. Aqui na No Clima somos especialistas em conversar com o público jovem e criar estratégias para sua empresa. Quer superar as dificuldades que sua empresa encontra na comunicação com o público jovem? Entre em contato conosco!

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar