Blog

Blog

Marketing de Relacionamento: 6 erros que podem estar te atrapalhando

quarta-feira, 10 de 08, 2016
Tags:

Na hora de escolher por um produto ou serviço, dificilmente encontraremos uma pessoa que não vai se sentir mais confiante com a empresa ao receber a indicação de um outro consumidor que já conhece a marca. Entre o público mais jovem esta realidade é ainda mais forte. No entanto, apesar deste poder, muitas empresas ainda não investem o quanto deveriam para encantar e fidelizar os clientes que já possui.

Esse trabalho é conhecido como marketing de relacionamento, e serve para transformar os clientes satisfeitos em fãs da marca, que vão atuar como um dos principais ativos de marketing, na recomendação espontânea de novos clientes.

Para evitar que sua estratégia de marketing de relacionamento vá por água abaixo, nós separamos neste post os 6 erros mais comuns que podem te atrapalhar. Confira!

6 erros que podem atrapalhar sua estratégia de marketing de relacionamento

Não conhecer seu cliente

Uma das piores situações em um relacionamento é desconhecer a pessoa com a qual você está interagindo. No marketing de relacionamento a situação não é diferente, pois é praticamente impossível pensar em ações assertivas para estimular sua base de clientes se você não conhecer bem o perfil destas pessoas.

Isso significa saber os gostos e hábitos de consumo destas pessoas, que problemas ele já teve, incluindo o momento em que foi a primeira compra com a sua empresa, por exemplo. Entender o cliente é a melhor maneira de descobrir como sua empresa pode ser ainda mais relevante para seus consumidores.

Desconsiderar as reais necessidades do cliente

Todo cliente que busca por um produto ou serviço, faz isso pois tem uma necessidade específica que precisa ser atendida, ou mesmo um problema que precisa de uma solução. Muitas vezes eles nem sabem quais são suas necessidades, e cabe ao profissional de marketing conhecer seu cliente para conseguir identificá-la, mesmo que ele ainda não tenha feito isso.

Entender o que os clientes precisam, e quando eles precisam, é uma das principais condições para a execução de uma boa estratégia de marketing de relacionamento.

Pensar somente no interesse da empresa

Toda empresa que se preze já passou por uma situação como essa: você tem um produto incrível, com condições de pagamento irrecusáveis, e que acredita ser perfeito para sua base de clientes. Pois saiba que achar que o consumidor deseja um produto é diferente de ele realmente querer.

Não trabalhe para fazer os clientes quererem produtos que você desenvolveu, mas sim desenvolva apenas aqueles produtos que os clientes desejam.

Não trabalhar o pós-venda

Clientes muitas vezes acabam sendo esquecidos pelas empresas depois que compram a primeira vez, e este é um dos maiores erros do marketing de relacionamento.

Saber o que o cliente achou da compra e qual foi sua percepção sobre a experiência com sua empresa, é uma das atitudes que vai gerar diversos insights de melhorias nos processos de seu negócio. Isso sem contar que vender novamente para quem já é cliente costuma ser muito mais barato que adquirir um cliente novo.

Não educar e orientar o cliente

Durante o trabalho de marketing de relacionamento com o cliente, na maioria dos casos sua marca vai interagir com pessoas que ainda não estão decididas a comprar seu produto ou serviço.

Isso significa que, para seu trabalho ser eficiente, você vai precisar informá-lo sobre o trabalho que sua empresa faz, quais os horários de atendimentos, seus diferenciais, educando-o sobre o papel exercido pelo seu negócio de forma que ele entenda como sua empresa pode ajudá-lo.

Deixar o cliente sem uma solução

Por fim, procure sempre resolver os problemas dos clientes, sempre cumprindo com tudo o que for prometido. Atendimento ruim e falta de capacidade de solução de problemas é uma das principais causas de perda de clientes, por isso, sempre que uma situação como essa acontecer, ajuda o cliente a encontrar a solução e, sem dúvida, ele continuará fiel ao seu lado.

Se você tiver outras dúvidas, ou ainda pensar em algum erro que deixamos de fora desta lista, é só fazer seu comentário abaixo!

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar