Blog

Blog

Marketing Digital: o que é Buyer Persona?

sexta-feira, 3 de 06, 2016
Tags: blog, buyer persona, estratégia, Facebook, marketing digital, perfil

Se você está entrando nessa onda do Marketing Digital com certeza já ouviu falar em Buyer Persona, certo? Mas você sabe o que é e pra que serve essa estratégia?

O que é?

Sabemos que Marketing só traz bons resultados para uma empresa quando direcionado ao público certo. É preciso muita pesquisa para conhecer bem quem terá interesse no seu produto ou serviço e como manterá essa relação. A partir do levantamento desses dados, você pode levantar características comuns para definir quem é esse cliente e o que será oferecido pra ele. No caso da internet, você aproveitará essas informações na hora de produzir o conteúdo seja para um blog ou uma rede social.

Nesse contexto entra a buyer persona, que é nada mais que a criação de um perfil para seu visitante ideal. Como assim? Ela serve para personificar quem são essas pessoas, o que fazem, do que gostam e a partir disso otimizar, segmentar vários dados sobre os seus clientes e potenciais consumidores. É como criar o personagem de uma história, mas usando dados reais sobre seus clientes.

Deixando a ideia mais palpável

PerfilPersona

(Modelo semelhante ao da empresa Brightspark Consulting)

Um exemplo, na pesquisa de público da sua empresa descobriu-se que a maioria dos clientes possuem de 20 a 25 anos, são estudantes e gostam de cozinhar por hobbie. Logo, para unificar essa personalidade você pode inventar o João, de 23 anos que mora com a mãe, mas gosta de cozinhar para os amigos. O João gostaria de posts com receitas rápidas para impressionar os amigos? Sim, pois ele gosta de cozinhar por diversão. As receitas ensinadas no conteúdo poderiam ser com ingredientes caros? Não, pois ele é estudante e possui apenas a bolsa do estágio. Percebe? Essa é uma forma de visualizar as coisas de uma maneira mais palpável.

A persona serve para orientar as decisões que devem ser tomadas, então não fique muito atento a detalhes do tipo “a cor do cabelo é castanho”, se isso não for importante pra relação dos consumidores e o seu negócio. É importante ressaltar pontos que influenciem na forma que o público irá interagir com o conteúdo produzido.

Como fazer?

Agora que você entendeu melhor como funciona uma persona, está na hora de aprender como criar a sua, né? Confira a seguir nosso checklist com dicas importantes para fazer sua persona:

Checklist-Persona

A criação de personas é apenas um passo para a manutenção de uma boa estratégia digital. Quer aprender saber mais?

  • Clique AQUI para baixar nosso ebook “Facebook para iniciantes”

NOC015.2---Facebook-para-iniciantes_E

  • Clique AQUI para baixar nosso ebook “Marketing Digital: o passo a passo completo para iniciantes”

Ebook Cover_Marketing DigitalB

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar