Blog

Blog

Marketing Jovem: 10 Tendências de comportamento no meio digital

segunda-feira, 27 de 06, 2016
Tags: comportamento, Consumo, conteúdo, digital, imediatista, Jovem, juventude, marca, marketing jovem, produto, serviço, tendências

O comportamento do jovem, atualmente, é amplamente influenciado pelo que acontece no meio digital. É muita informação circulando, muitas opiniões (seja de amigos ou influenciadores), marcas, produtos e serviços disponíveis. Logo, para se comunicar com uma geração tão imediatista, que tem tudo ao seu alcance por meio de uma pesquisa no Google, é preciso observar suas formas de agir no meio online. Confira algumas tendências de comportamento da juventude e o que desejam, principalmente em termos de conteúdo e serviços, estando na internet:

1. A Juventude deseja ruptura criativa

Serviços práticos, diferenciados e de fácil acesso atraem os jovens. Eles são ávidos por novidades. Logo, quando aparecem produtos inovadores em seus segmentos, esses chamam bastante atenção.

2. Querem usar a tecnologia

O jovem da geração Y vem se desenvolvendo juntamente com a tecnologia. Nasceram durante a primeira grande revolução tecnológica e estão acostumados a acompanhar as novidades.

Segundo a pesquisa Radar Jovem 2015, uma das prioridades no consumo deles é a tecnologia.

conectados

(Imagem: Folha)

3. Estão mais participativos e envolvidos

São muitas marcas querendo a atenção do jovem. Ok. Mas qual ele irá preferir? Bom, é uma série de fatores que determinarão isso, mas há uma grande chance de ser a que der a possibilidade dele criar laços e colocar sua opinião em jogo. Além disso, será a marca que o conhecerá o suficiente para oferecer o que ele precisa (tanto no conteúdo quanto no produto e serviço oferecido).

Descubra mais sobre isso tudo aqui:

Human Brand: quando uma marca se torna alguém

As 6 marcas favoritas dos jovens

4. Preferem ativações que integrem real e virtual

Nossas vidas estão divididas o tempo todo pelo on e o offline. Temos estudo, trabalho, círculo social e tudo isso tanto ao vivo quanto ali no alcance dos nossos dedinhos no celular. Assim, quando o assunto é publicidade, o jovem prefere ações que garantam a experiência ao vivo, mas no dispositivo móvel também.

A marca de desodorantes AXE, durante o festival Lollapalooza 2016, realizou a ação “Se joga no Lolla”, onde os participantes podiam pular num colchão inflável gigante de alturas como 4, 8 ou 12 metros. Os saltos foram registrados por câmeras e as pessoas receberam as imagens em seus celulares via Whatsapp ou Facebook, que eram informados no cadastro para participação da ação.

5.Preferem métodos transacionais inovadores

Burocracia nunca foi uma coisa muito relacionada ao jovem. Agora, que a tecnologia está muito mais ao alcance, o que aparecer de plataformas que facilitem a vida é maravilhoso. É o que acontece com o NuBank no caso de facilitar a relação do jovem com instituições financeiras. Conheça mais o serviço AQUI.

6. Querem contéudo e serviços em qualquer lugar

Não param de criar aplicativos por aí. Tudo isso porque as pessoas querem praticidade. O jovem imediatista então… eles querem tudo pra ontem! Então, ter acesso aos seus serviços e às suas necessidades em qualquer lugar é importante. Tendo isso em vista, reforçamos a importância dos sites responsivos, para facilitar o acesso pelo mobile.

7. Preferem conteúdo em tempo real

As marcas que tem um bom timing quanto aos acontecimentos e a linguagem cotidiana do jovem (principalmente memes, entenda mais AQUI), se dão muito bem na hora de serem lembradas por ele. Saiba o que está acontecendo e aproveite para inserir sua marca no momento certo.

(Ponto Frio se aproveitando do “bafafá” sobre a conversa de telefone grampeada entre Dilma Rousseff e Lula neste ano)

8. Estão obsessivos  por compartilhar e descobrir

Compartilhar conteúdo significa compartilhar sua opinião e sua personalidade. Quer coisa mais a ver com o jovem do que isso? Marcas que criam conteúdos personalizados e ainda permitem que o consumidor descubra outros que tenham a ver com ele são sucesso.

descobertas

9. Querem ser ouvidos e respondidos imediatamente

Ainda sobre o imediatismo, o jovem quer ser ouvido, mas também quer ser atendido rapidamente. Eles costumam ficar bem felizes e satisfeitos com as marcas que resolvem seus problemas com rapidez.

10. Ficam empolgados com coisas efêmeras

O Snapchat, aplicativo sucesso principalmente na faixa etária entre 15-34, funciona num sistema em que as fotos ficam visiveis até no máximo 24 horas e depois são apagadas automaticamente. Hoje, o app já tem mais usuários ativos que o Twitter. Entenda mais sobre o Snap AQUI.

social-lg

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar