Blog

Blog

Multiplataforma, multipossibilidades

quinta-feira, 10 de 03, 2016
Tags: cross, device, multiplataforma, multitela, publicidade, tendência

A gente acorda cedo pra estudar, pra trabalhar, malha depois do expediente, vai pro bar com os amigos e só chega tarde em casa. Durante todas essas atividades, dá pra fazer uma pausinha pra conferir se tem alguma mensagem no WhatsApp, ler um artigo pelo tablet, responder um e-mail no notebook ou fazer tudo isso ao mesmo tempo. Os brasileiros, atualmente, não são apenas multitarefa, mas também multitela. E, por esse motivo, as marcas precisam estar de olho nesse comportamento para saber fazer uma comunicação eficaz enquanto o consumidor está online, mesmo realizando suas atividades cotidianas.

Segundo Luciana Burger, diretora de gerenciamento da empresa Comscore, a galera na faixa etária entre 15 e 24 anos, é a que mais utiliza as plataformas móveis em total de minutos. Já os millennials, a geração mais recente que temos, pode ser classificada em multiplataforma ou mobile only (somente mobile). Quanto mais nova a pessoa é, mais multiplataforma e mais tempo online em vários dispositivos diferentes ela fica.

A disponibilidade de acesso à internet em tantos aparelhos diferentes, nos levou a esse comportamento e agora os anunciantes precisam lidar com novas formas de alcançar melhor seu público multiplataforma. Com esses novos hábitos, presenciamos uma revolução em termos de consumo mundial.

A tendência do momento é o cross-device. A abordagem é centralizada no consumidor e oferece a capacidade de gerenciar toda sua jornada. A medida que estão trocando seus dispositivos os anunciantes estão se conectando a eles. Quando você oferece um conteúdo ideal para cada plataforma, tem a oportunidade de unificar a experiência de uma campanha aumentando o consumo e facilitando sua mensuração.

Um exemplo de marca que trabalhou o cross-device foi a Fiat no lançamento do seu novo carro, o Fiat Toro. A campanha trabalhada no conceito “Um carro, infinitas possibilidades” trouxe material para tv, live streaming em blogs influentes, redes sociais, entre outros.

Sem título

Percebemos, assim, que no meio publicitário, tanto digital quanto offline, as marcas e profissionais da área precisam acompanhar e entender a mudança comportamental do consumidor. Isso facilita a entrega de uma das coisas que o público mais procura hoje em dia: integração e experiência, muitas vezes podendo estabelecer um vínculo com a marca.

Se quiser entender mais afundo sobre esse tema, a gente te dá uma forcinha indicando algumas buscas possíveis para o Google:

– Cross-device

– Comportamento Multiplataforma

– E-commerce Cross-device

(existem artigos interessantes em inglês também)

É da Comunicação e está afim de ficar mais atualizado? Continue complementando seu conhecimento no nosso blog. Você é muito bem-vindo aqui 😉

 

 

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar