Blog

Blog

O que é importante para fazer um bom planejamento de mídia

quarta-feira, 22 de 02, 2017
Tags: inovação, Mídia, Planejamento, planejamento de mídia, público

Chegou aquele momento estratégico em que você precisa definir para quais canais vai direcionar sua comunicação – é a hora de fazer o seu planejamento de mídia!
“Mas por que isso é tão importante?”, você vai se perguntar. A resposta é bem direta: um bom planejamento de mídia vai ser responsável pelo sucesso da sua campanha e pelo retorno que ela vai gerar pra você (sim, estamos falando de dinheiro, MA OE).

Tv GIF - Find & Share on GIPHY

Pensando nisso, preparamos algumas dicas pra você arrasar no seu planejamento, vem com a gente:

1. Faça um bom briefing
Invista tempo pesquisando.

Us National Archives GIF - Find & Share on GIPHY
Conheça seu público como a palma da mão. Consulte dados para entender seu comportamento, procure saber onde ele mais consome conteúdo, do que ele gosta e não gosta. Entenda mais sobre como funciona seu processo de tomada de decisões.

Entenda também sobre o ambiente em que sua marca está inserida, os concorrentes, a situação do mercado e a sua visibilidade no meio disso tudo.

A partir daí, defina seus objetivos com clareza. Se o que você quer é estreitar seu relacionamento com o público e não necessariamente atingir uma meta de vendas, por exemplo, vai se planejar de uma maneira diferente.

2. Trabalhe com segmentação

Principalmente com as mídias digitais trabalhando a seu favor, você não precisa criar uma única mensagem, soltá-la no mundo e esperar que ela alcance seu público.
Você pode trabalhar com conteúdos mais personalizados, direcionados para quem realmente quer saber deles (lembrando que você já sabe tudo sobre seu público, então não vai ser difícil 😉 )

Chord Overstreet GIF - Find & Share on GIPHY

Por exemplo, os consumidores finais da sua marca são adolescentes, mas quem toma as decisões de compra por eles são os pais. Você pode criar conteúdos com abordagens diferentes para cada um e aumentar suas possibilidades!

3. Ferramentas digitais são ótimas, mas não são tudo

O meio digital oferece infinitas possibilidades e até automatiza parte do trabalho, mas é preciso ter feeling para entender seu público e criatividade para surgir com boas soluções para engajá-lo.
Integrar outras mídias também pode ser interessante. Um exemplo legal dessa integração do meio digital com uma mídia convencional foi produzido pela Trident, que está com a campanha #RefresqueSuaVibe. A marca instalou um totem na casa do BBB 17, onde os internautas podiam twittar usando a hashtag e os BBBs viam tudo e interagiam.tuite-criancas-estamos-de-olho-em-tudo-2-trident-bbb

4. Não se engesse. Inove!

Moby GIF - Find & Share on GIPHY

Estamos num momento em que todo mundo está presente no meio digital. Fazer diferente nessa miscelânea de conteúdos, marcas, memes e listas é essencial para a sua marca se destacar. Por isso, esteja sempre de olho nas tendências, pense o que você pode usar de diferente para chamar atenção e dar uma cara inovadora para sua marca.

5. Não tenha medo dos números

Giphy Studios Originals GIF - Find & Share on GIPHY

Mensurar e avaliar seus resultados é tão importante quanto todas as outras etapas, afinal é assim que você vai entender se todos os esforços valeram a pena, além de saber onde investir a seguir.
Se organize com planilhas, ferramentas de diagnóstico e faça testes sempre.

Quer bater um papo sobre seu planejamento de mídia? Fala com a gente! Clique AQUI.

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar