Blog

Blog

Phygital marketing: por que você ainda vai ouvir falar dele!

segunda-feira, 23 de 05, 2016
Tags: Experiência, figital, físico, mundo digital, phygital, phygital marketing

O Marketing Digital entrou em cartaz num mundo em que as gerações de consumo estão ávidas por atenção e informação. Especialmente a Geração Y ou os Millenials formam consumidores hiperconectados que valorizam experiências, sensações, inovações e design. Assim nasceu o Phygital Marketing.

A adaptação e a transposição do mundo real para o digital acontecem faz um tempo, principalmente na área de varejo e vendas. Agora, as estratégias adotadas pelas marcas se baseiam em entender o perfil de cada cliente e usar as informações recolhidas para direcionar ações específicas de engajamento e experiência dentro e fora da internet.

Enquanto mudanças culturais, comportamentais e de consumo acontecem, o Marketing também se modifica e cria novos conceitos, como o Phygital Marketing ou Figital (Físico + Digital). Ficou interessado? Continue lendo!

O que é Phygital Marketing?

Quando o consumidor cria qualquer interesse de consumo, ele vai para a internet pesquisar suas necessidades. Ao buscar pelo horário de cinema, localização de um restaurante ou fazer a comparação de preço de um produto, ele une a realidade física com a digital.

O Phygital Marketing é justamente essa relação mais próxima entre o mundo digital e o físico. De forma resumida, a estratégia busca integrar as necessidades reais do cliente ao mundo virtual, facilitando o consumo e o acesso às informações, independente da faixa etária ou segmento.

O foco principal é a experiência vivida pelo cliente, procurando ligar diretamente o varejista ao consumidor (e não o contrário, como estamos habituados). O conceito pode ser aplicado em diversas iniciativas de marketing que proporcionem uma experiência única de envolvimento entre as marcas e consumidores de maneira eficaz.

Quais os benefícios do Phygital Marketing?

É preciso fazer investimentos, criar um planejamento de marketing bem estruturado e executado e manter a aplicabilidade em dia. Ao unir os dois mundos, a marca garante a própria sobrevivência num mercado tão competitivo e cria uma experiência satisfatória para o cliente.

Com o Phygital Marketing, as marcas passam a integrar o dia-a-dia dos consumidores no momento em que eles mais precisam, gerando experiência real, com interação e engajamento ao invés de exposição a um anúncio tradicional. Alguns dos benefícios são:

  • Conquista de clientes satisfeitos e até fiéis;
  • Redução de custos e aumento do lucro;
  • Conquista de credibilidade, confiança e respeito pelos olhos do consumidor;
  • Impulso no engajamento digital;
  • Aumento da audiência de redes sociais, site e blog;
  • Redução do ciclo de fechamento de compras;
  • Aproximação no relacionamento com o cliente;
  • Indicação da marca pelo consumidor.

Como usar o Phygital Marketing para atingir consumidores?

Você pode não ter percebido, mas já foi atingido pelo Phygital Marketing nos sistemas de compartilhamento de bicicletas, nos aplicativos de celular que carregam bilhetes de ônibus, fazem check-in virtual de companhias aéreas, pedido de táxi, entre muitos outros.

Portanto, use o Phygital Marketing e o Marketing de Experiência para proporcionar sensações ao consumidor, criando memórias e gerando emoções, através de estratégias de atração (como Marketing de Conteúdo) e fidelização.

Agora que você sabe mais sobre o Phygital Marketing e descobriu que ele veio para ficar, conte nos comentários as ações que a sua marca já adota ou irá adotar. Queremos saber sua experiência!

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar