Blog

Blog

Por que as pessoas amam tanto a Apple?

sexta-feira, 1 de 04, 2016
Tags: Aniversário, Apple, Branding, consumidor, Fidelidade, marca, público, Tecnologia

Considerada como a marca mais valiosa do mundo atualmente, a Apple completa hoje seu 40º aniversário. Esse valor não vem só do negócio, pode ter certeza. A empresa possui altíssimo alcance de marca e está sempre como primeira opção dos seus consumidores. Além disso, ela carrega consigo uma relação histórica com a mudança no consumo de tecnologia no mundo todo.

Outro diferencial da companhia é que desde o início ela demonstra importância com uma relação mais simples entre usuário e tecnologia, reforçando um conceito de proximidade. Juntando esse e outros fatores, conseguimos explicar, pelo menos em partes, o sucesso da marca que tem milhares de consumidores fiéis.

Brand Lovers

Como nasce o amor por uma marca? É através de uma relação que trabalha a mente e o coração. A mente, pelo fato de que se ela oferecer um produto/serviço e o consumidor ficar  satisfeito, ele vai continuar comprando. O coração, pelos sentimentos que as experiências com a marca despertarão nele.

Podemos exemplificar essa relação no segmento de conhecimento técnico em tecnologia, por exemplo, que é fácil de se copiar. A cada hora, surgem novidades e muitas vezes o concorrente traz preços melhores. Logo, as marcas cada vez mais precisam do investimento em humanização e personalidade para fidelizar seus clientes.

A Fidelidade a uma marca se dá assim como nas relações humanas, com motivos para mantê-la e não “traí-la” usando outra.

Então, em temos de serviços que possam fidelizar, quais são os diferenciais da Apple?

Atenção aos detalhes

Ao analisarmos alguns pontos específicos da Apple, devemos ressaltar que a empresa é muito atenta aos detalhes. Isso faz com que seus produtos possam se tornar únicos no design, diferenciados no mercado e muito mais funcionais.

Funcionalidade

A tecnologia fornecida pela Apple costuma ser bastente intuitiva. Além disso, costuma atender bem a necessidade de seus consumidores facilitando as atividades do cotidiano de quem adquire os produtos.

Qualidade

Normalmente, os clientes se mostram muito satisfeitos com os produtos oferecidos. Além disso, eles são vistos como símbolos de prestígio e o design inspira elegância. Tanto computadores como tablets e celulares estão entre os melhores de suas categorias.

E como marca?

A Apple consegue conectar emoções, performance e tecnologia em sua marca. Demonstra interesse na relação do consumidor com a tecnologia desde o início. Além disso, carrega consigo uma ideia de reinvenção, não só pelos produtos mas pela figura icônica de um dos seus fundadores, Steve Jobs. A empresa também investe em relacionamento, transmitir e expandir os valores da marca e gerar sensação de pertencimento entre seus fãs.

O que nós, meros mortais, podemos aprender com isso?

Conhecendo a história da Apple e de outras grandes empresas, é perceptível que a criação de uma marca forte não acontece da noite para o dia e nem existe uma fórmula pronta. Mas um bom começo é entender o público e o que ele deseja.

Ter um bom atendimento e respeitá-lo também precisa fazer parte da estratégia dessa relação. Invista em relacionamento no seu negócio e destaque sua marca entre os concorrentes.

E você, pensa assim também? Conta pra gente sua opinião sobre a Apple como marca.

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar