Blog

Blog

Procura-se marca que tenha experiência

quinta-feira, 17 de 03, 2016
Tags: cases, Experiência, Marketing, publicidade, público

Quando você se reúne no Happy Hour com seus amigos pra tomar uma cervejinha, a grande maioria dos assuntos que surgem são baseados nas histórias que vocês viveram, certo? Todo mundo tem alguma experiência memorável que adora compartilhar e é isso que as marcas vêm estudando há algum tempo e implementado em suas estratégias, com mais sucesso recentemente.

Ao analisarmos o novo perfil do consumidor, faz muito sentido. Desde o início dos anos 90 até hoje em dia, podemos perceber como é difícil escolher um produto ou serviço diante de tantas opções.

Mas, uma solução para criar e manter um relacionamento diferenciado entre a marca e o seu cliente é dando a ele sensações e sentimentos positivos. Essa é a principal característica do Marketing de Experiência/Sensorial. Em meio a esse cenário, ele faz com que o público experimente a marca e perceba ela de outra forma, podendo criar vínculos de exclusividade. Sabemos que sentimentos não são esquecidos facilmente, logo, se uma marca fez com que você se sentisse diferente, você vai lembrar.

Um case sempre citado quando falamos de Marketing de Experiência é o Sprite Shower, que levou a real sensação de “refrescância” para o público na praia.

Segundo uma pesquisa sobre experiência e produtos, conduzida por Thomas Gilovich, doutor em Psicologia e Professor da Cornell University, é mais valioso gastar com experiências do que com coisas. O estudo traz como um dos argumentos,  o fato delas fazerem parte da construção da identidade de uma pessoa.

No final de 2015, o Gartner Group revelou que 89% das empresas envolvidas na pesquisa querem fazer da experiência do cliente um diferencial competitivo em 2016. Já em 2017, 50% dos investimentos em produtos de consumo serão redirecionados a inovações nessa área. Esse é um caminho muito indicado, porém ainda não suficiente. Algumas tendências complementares nos sugerem que o consumidor, atualmente, busca conexões mais profundas com as marcas.

Segundo o publicitário Marcelo Tripoli, o Marketing precisa deixar de ser apenas aquela parte que comunica para o consumidor aquilo que a área de produto criou, para se tornar a que mais entende de experiência. É mais importante o nível de qualidade de experiência que ele proporciona do que a própria campanha de marketing. O Meaningful Marketing, tendência tema do seu livro, pede que a marca faça a vida do consumidor mais rápida, fácil e prazerosa. Ela se relaciona com o fato de que as marcas precisam ter uma alma, uma essência e se conectarem com o público fazendo algo que seja relevante e marcante.

A empresa 99Taxis no Rio de Janeiro, entrou nessa onda e aproveitando a proximidade da estréia do filme “Batman vs. Superman” personalizou alguns carros para dar uma experiência diferenciada ao cliente.

E você, já pensou em tentar algo novo para sua marca? Se ainda não, já está na hora! Vem bater um papo com a gente sobre Promo solutions ! Conheça mais do nosso trabalho aqui. 😉

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar