Blog

Blog

Quais as diferenças entre as gerações X, Y e Z ?

terça-feira, 14 de 06, 2016
Tags: baby boomers, diferenças, geração, gerações, millenials, x, y, z

A sociedade sempre teve um pouquinho de cada geração interagindo entre si em diversas situações, principalmente no mundo do trabalho. Certo dia alguém resolveu, então, classificar essas gerações pra poder entendê-las melhor e fazer com que a relação entre elas fosse mais positiva. Surgiram assim os termos geração X, geração Y e geração Z.

Os desejos, o jeito de pensar, a forma como se expressam e a velocidade com que fazem as coisas são alguns dos pontos que mostram as diferenças entre as gerações que hoje dividem espaço nas empresas, nas ruas e em casa. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

Geração X e Baby Boomers (1960 a 1980)

Esse pessoal nasceu depois do chamado “Baby Boom”, que foi um grande aumento na taxa de natalidade nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial. Nascidos entre as décadas de 60 e 80, essas pessoas estavam destinadas a enfrentar o futuro hostil e incerto do pós-guerra e da guerra fria.

Depois de passar por essas fases, viram surgir o computador, a internet, o celular e, coitados, viram mais uma vez seu mundo mudar completamente. A geração X também foi bem marcada pela maturidade de escolhas, por buscar seus direitos, por romper com gerações e paradigmas antigos, e também por prezar pela convivência em grupo, pela família e por uma carreira duradoura e de sucesso.

Geração Y ou Millennials (1980 a 1990)

A geração do milênio chegou para dominar o mundo globalizado. Essas pessoas nascidas entre a década de 70 e o início dos anos 90 se desenvolveram em uma época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica.

Os pais da geração Y quiseram dar a eles todo o conforto que não tiveram: TV a cabo, computador, vídeo game, internet, etc. Essas crianças (que hoje têm a partir de 25 anos) tiveram uma infância imersa nessa cultura digital. Resultado? Tornaram-se multitarefas, com mais ambição e bem incertos sobre o futuro.

Essa galera também é um público consumidor exigente e bem informado, já que é mais familiarizada com a comunicação em tempo real e com os dispositivos móveis, por exemplo. Eles começaram a se preocupar mais com o meio ambiente e outras causas, trocaram as cartas pelos e-mails, estão sempre conectados e iniciaram a cultura do compartilhamento de informações e outros dados.

Geração Z ou nativos digitais (1990 a 2010)

Imagine essas crianças e adolescentes de hoje, completamente conectados, com fones de ouvidos e interagindo em mil redes sociais ao mesmo tempo. Pois essa é a geração Z, mais conhecida como nativos digitais, que nasceu em meados da década de 90, e está hoje por aí, exalando tecnologia e naturalidade com relação a tudo o que é novo e digital.

Sem exageros, as crianças de hoje parecem já nascer sabendo digitar, compartilhar e fazer tudo o que a internet proporciona. Integrantes dessa geração Z, elas estão sempre conectadas  e são muito ágeis digitalmente, mas perdem um pouco em interação social e comunicação verbal em relação às outras gerações.

O pessoal da geração Z não quer mais saber de carreira formal ou de passar a vida toda fazendo a mesma coisa: são mais dinâmicos que a própria globalização! A maioria trabalha de casa (home office), com e para a internet, e está sempre disposta a criar e inovar. Além disso, eles têm um grande desapego pelas fronteiras geográficas e estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente e a responsabilidade social.

Como deu pra perceber, juntas a geração X, Y e Z podem se ajudar bastante, unindo experiência, competência e inovação, não é mesmo? As diferenças entre as gerações são na verdade um fator bem positivo para que a sociedade continue se transformando, pronta para receber mais e mais gerações (o que será que podemos esperar para o futuro, hein?).

Pra se preparar, é melhor já ir se acostumando aos novos cenários. Quer saber mais sobre o que está por vir? Então leia nosso artigo sobre os influenciadores digitais, considerados como as novas sensações da web!

 

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar