Blog

Blog

Qual a influência da geração Y no marketing e consumo atual?

quinta-feira, 3 de 03, 2016
Tags:

Quando uma nova geração atinge a idade plena de consumo uma revolução pode acontecer no mercado. Afinal de contas, são pessoas com hábitos diferentes e que precisam receber ações de marketing igualmente diferentes. Foi assim com os baby boomers, a geração x, e mais recentemente com os tão falados Millennials, ou a geração Y como também são chamados. Sabemos que eles influenciam o consumo e o mercado – e muito! – mas de que forma será que isso acontece e como sua empresa pode se adaptar a esse público?

Quem é a geração Y?

Também conhecida como a geração do milênio ou da internet, a geração Y compreende todas aquelas pessoas nascidas entre o começo da década de 80 e começo dos anos 2000. Uma geração que cresceu com os avanços tecnológicos, e que não vive sem a internet e as plataformas digital. Estão sempre em busca de inovações de todos os tipos e se preocupam como nunca com o meio ambiente e o planeta. Incrível não é mesmo?

A vida dinâmica, quase instável, é o que caracteriza essas pessoas no mercado de trabalho. Estão sempre procurando novos desafios, e por esse motivo é bastante comum que troquem de emprego com a mesma frequência que trocam de roupa – ou de relacionamento. Se você se identificou, parabéns, você faz parte deste grupo!

Mas…como essa geração influencia o consumo?

A geração Y já é a que mais cria tendências de mercado. Eles são muitos e já não é novidade para ninguém que seus hábitos de consumo quebram diversos paradigmas do mercado. Um dos fatores determinantes para esta mudança são os meios de comunicação, já que enquanto a geração anterior teve seus hábitos formados pelos meios de massa, a geração Y cresceu usando a ponta dos dedos para  navegar na web. 

É isso o que transforma o consumo, pois o meio de comunicação padrão para a geração y proporciona uma liberdade gigante de comunicação e acesso à qualquer informação, sobre qualquer tema. Sim, qualquer tema! Liberdade total para procurar, pesquisar e escolher – característica típica dessa geração. O resultado de tudo isso? Consumidores muito mais educados, exigentes e bem informados sobre os produtos, serviços e empresas que podem resolver seu problemas.

O marketing e a geração Y

Se o consumo acontece de forma diferente, naturalmente os departamentos de marketing e comunicação das empresas precisa se adaptar a esta nova realidade, certo? Óbvio, não é mesmo? Uma pesquisa da Edelman Significa sobre a geração Y mostrou tudo isso que falamos acima em números. Veja só:

  • 74% dos entrevistados acreditam que podem influenciar na decisão de compra de outras pessoas.

  • 78% querem ter marcas como parceiras em novas experiências de vida

Trocando em miúdos: as empresas precisam entender esta geração para poder produzir ações de marketing que atinjam essas pessoas de forma eficiente. Anunciar na TV, amigo, não é a melhor estratégia neste caso. É por esse motivo inclusive que o marketing digital ganha cada vez mais anunciantes; As marcas precisam entender que essas pessoas querem se engajar com ações de marca, e não simplesmente comprar, comprar e comprar. A vida precisa fazer sentido para os Millennials, e o consumo puro e desenfreado já não faz sentido. Interação, proximidade e transparência: essas são as palavras que poderiam definir o relacionamento entre as marcas e a geração y.

Invista em ações de marketing interativo, entenda a geração y – quem são, o que comem, onde vivem! – e trabalhe para proporcionar uma ótima experiência para estes clientes. Uma vez que você conquiste, além da lealdade sua empresa ainda vai contar com as ideias e os insights de uma geração Y cada vez mais participativa. Você tem uma história de sucesso da sua empresa com esta geração? Compartilhe abaixo nos comentários

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar