Blog

Blog

Quando aproveitar uma data comemorativa na sua estratégia de marca?

segunda-feira, 31 de 10, 2016
Tags: Branding, datas comemorativas, estratégia, marca, publicidade

Numa época de adaptar a comunicação para vários meios e plataformas, tanto on quanto offline, temos cada vez mais jeitos de abordar, surpreender e conquistar nossos públicos. O fluxo de informação é muito intenso e a produção de conteúdo vem não só das marcas, mas também das pessoas mais comuns através da interação pelas redes sociais.

Pensando nisso, é bem importante tomar cuidado na hora de escolher as formas de conversar com o público sem desviar muito do que a marca propõe em seus valores. É aí que entram as datas comemorativas. Vale a pena adotar essas pautas como estratégia de marca?

Depende. Serão alguns fatores que irão influenciar na hora de fazer essa escolha:

1- Relevância

Existem datas comemorativas para tudo, logo, na hora de definir suas ações, faça um mapeamento das que podem ser relacionadas ao seu negócio e ao seu público. Explore formas criativas de abordar o tema, procurando fazer uma relação com o seu produto e serviço, mas sempre com o cuidado de não forçar a barra. Por isso é importante pensar no seu discurso.

2- Discurso

Não é por que todo mundo está brincando com o Halloween que você precisa fazer isso também. Pense, “Esse tema vai ser relevante para minha marca?” “E meu público, dialoga com a ideia?”. Não é legal falar por falar, alinhe o discurso com os valores da sua marca e traga algo interessante e diferente para a sua audiência.

3- Timing

É importante se organizar direitinho para produzir seu conteúdo no tempo certo da data comemorativa. Só vale usar na hora errada se a intenção for essa mesmo:

4- Posicionamento da marca

Como sua marca se posiciona? Ela é mais conservadora? Mais da galera? Tudo isso deve ser levado em consideração. Imagine, você trabalha com uma marca super conservadora, que tem um público com pensamentos difíceis de serem questionados através da sua comunicação. Logo, não é interessante fazer uma estratégia muito contrária a essa posição nessas datas. Agora, se sua marca, por exemplo, se mostra aberta a questionamentos e novidades é uma hora de bastante visibilidade para fazer diferente.

As datas comemorativas podem ser bastante legais na hora de fazer uma boa comunicação e mostrar a cara da sua marca de um jeito divertido e emocionante. Conheça bastante a empresa e o público que você está trabalhando, pois assim você poderá oferecer um conteúdo bom e apropriado para seu tipo de estratégia.

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar