Blog

Blog

SEO: O que é e pra que serve?

quarta-feira, 20 de 04, 2016
Tags: conteúdo, digital, estratégia, Google, Marketing, mensuração, objetivo, palavras-chave, Planejamento, SEO

Provavelmente nos últimos tempos você deve ter escutado uma sigla, uma tal de SEO.

Mas, afinal, o que é isso e pra que serve? Esse é um assunto que dá bastante pano pra manga e a gente te ajuda a entender!

Não, SEO não tem a ver com o cargo de CEO das grandes empresas. É uma abreviação para “Search Engine Optimization”, em português mais conhecido como Otimização de Sites.

Essa estratégia consiste num conjunto de técnicas para aumentar os acessos do seu site, melhorando o posicionamento dele nos resultados em mecanismos de busca, como o Google.  

Você sabia que cerca de 62% das pessoas não passam da primeira página de resultados de suas buscas? Ta aí um bom motivo para estar bem posicionado!

O princípio de uma estratégia SEO é o estudo de palavras-chave. Melhorando o uso delas, você pode gerar mais acessos, mais visibilidade e retorno em conversões em um site. Por exemplo, se você quer vender roupas de frio, então, para ter mais sucesso entre as buscas, cabe usar na parte textual do seu site palavras-chave mais específicas como “roupas de inverno”, “casacos” e “moletons” ao invés de apenas “roupas” que é muito abrangente e direciona para várias outras páginas menos relevantes para quem está buscando. Elas devem ser colocadas nos títulos, nas seções do site e até mesmo na URL.

Outra coisa legal é que o Google, através do seu algorítimo, identifica a relevância dos conteúdos disponíveis, ou seja, se a página indicada condiz com o que a pessoa está buscando com aquela pesquisa. Assim, ele facilita um acesso qualificado e auxilia a quem está procurando encontre de forma mais simples seu conteúdo.

Nesse tipo de solução digital é importantíssimo que sejam definidos objetivos para posteriormente os resultados serem mensurados. Podemos separar esses objetivos em três pilares: objetivos de posições no ranking, número de visitas e número de conversões. O mais adequado dependerá muito de cada empresa, mas no fim, a finalidade de todos  é a conversão em vendas.

É essencial para fazer um uso proveitoso das técnicas de SEO, planejar com antecedência, mas também estar disposto a aceitar as mudanças a curto prazo, já que no mundo digital elas ocorrem constantemente. Ao traçarmos objetivos, fazermos um planejamento, colocarmos em prática e fazermos as mensuração, é quase certo que num curto período de tempo o resultado será efetivo.

E aí, entendeu?

Estude mais a respeito e consiga um público segmentado e com mais qualidade para poder consumir os produtos ou visualizar os conteúdos que você produz. Quer saber mais sobre aprimoramento SEO? Fique de olho aqui no blog ou marque um bate-papo com a gente!

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar