Blog

Blog

Tendências de consumo dos jovens em relação às marcas famosas

quinta-feira, 9 de 06, 2016
Tags: Apple, Consumo, Jovem, marketing jovem, Millennials, tendência

Os jovens são responsáveis por boa parte da movimentação financeira no Brasil e têm um grande potencial de consumo, além de estabelecerem relações intensas com as marcas que fazem parte do seu dia a dia. Por isso, é imprescindível para seu negócio conquistar essa fatia de mercado e garantir que seu planejamento inclua essa nova geração de consumidores.

Quer conhecer um pouco melhor sobre as tendências de consumo dos jovens em relação às marcas famosas do mercado? Confira algumas das preferências e hábitos destes consumidores em nosso post de hoje!

O que os jovens buscam nas marcas que consomem?

Uma das pesquisas mais completas sobre o comportamento de jovens consumidores é realizada anualmente pela Editora Abril, que entrevista algumas centenas de jovens na grande São Paulo, Rio de Janeiro, entre outras cidades. Em sua última edição a pesquisa revelou dados preciosos sobre como esse público interage com as marcas e o que ele busca como diferencial naquelas que consome.

Marcas que produzem informação são algumas das favoritas da geração dos millennials, que ainda dá bastante credibilidade ao boca-a-boca para saber da qualidade de produtos e serviços. Para essa parcela dos jovens também é importante que as marcas tenham algo especial e possam se tornar símbolos de consumo e inovação. Um dos grandes sucessos entre os jovens, exatamente por estes motivos, é a Apple, que sempre foi sinônimo de tecnologia de ponta e design de excelência.

Os jovens buscam marcas que os convidem a experimentar algo novo e que ofereçam soluções diferenciadas para problemas do dia a dia. Eles não têm medo de adquirir um produto que ainda está sendo descoberto em seu potencial, como aconteceu com o iPad.

Tendências de consumo

A nova geração tem hábitos de compra bem diferentes dos seus pais, pois busca informação online e nem sempre da forma como as marcas esperam. Para esses consumidores é importante saber se aquelas pessoas que eles consideram referência em sua área endossam um determinado produto.

Muitos jovens adquirem novos itens apenas após a recomendação de um blogueiro, que faz uma pré-seleção das melhores opções e indica a seus leitores o caminho das pedras. Essa geração não liga para a propaganda convencional e prefere ser convencida da qualidade de um produto por esses influenciadores.

Uma forma de se sentir especial

O jovem interpreta o consumo como uma forma de afirmar sua identidade, ou seja, ele não se relaciona com marcas que não possam ser uma extensão da sua personalidade ou que não consigam representar seus anseios e expectativas. Expectativa é a palavra-chave quando falamos no consumo desses jovens: muitas vezes, o tempo gasto pensando no que consumir e na escolha de qual marca será contemplada é maior do que aproveitando o produto em si.

Esses jovens querem se sentir especiais, únicos e diferentes de seus amigos, embora suas decisões de compra nem sempre reflitam isso. Questionar o sistema para eles pode ser comprar camisetas online em detrimento dos shoppings para adquirir peças únicas, às quais seu círculo imediato não tem acesso.

Design é muito importante para essa fatia do mercado, que gosta de se promover ao prestigiar os produtos que consome, exibindo-os nas redes sociais e incentivando seus amigos a consumir também.

Entender melhor as tendências de consumo dos jovens com relação às grandes marcas do mercado pode ajudar sua pequena ou média empresa a se consolidar entre esse público. Gostou desse post? Não deixe de contar pra gente o que achou nos comentários!

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar