Blog

Blog

Você sabe o que é Podcast?

quarta-feira, 13 de 07, 2016
Tags: áudio, conteúdo, Jovem, o que é, Podcast, por que usar?, público

Muito se fala em produção de conteúdo e são vastas as opções que temos para colocar no ar informações, dicas e dúvidas sobre um serviço ou uma empresa. Dentre essas plataformas, temos o Podcast, arquivo de aúdio que fala sobre um determinado tema: humor, entretenimento, games, cinema etc. É como se fossem programas de rádio criados para a internet, onde o ouvinte pode fazer download e escutar pelo smartphone, no carro ou no computador mesmo.

Apesar do investimento de grandes empresas em vídeo, atualmente, esse formato também tem crescido pelo fato de ser uma produção tecnicamente mais simples, se comparada a um canal no Youtube, por exemplo. Além do mais, é possível consumir o conteúdo de um Podcast enquanto realiza outras atividades, o que facilita no engajamento numa sociedade cada vez mais multitarefa e que a população está fortemente presente no mobile.

Por que é interessante investir?

Uma pesquisa do segmento, a Podpesquisa 2014, indicou que 55,94% dos entrevistados escutam os programas e fazem outras coisas ao mesmo tempo. Além disso, o estudo também indicou que a idade média dos ouvintes brasileiros é de 25 anos. Se o seu objetivo é alcançar principalmente os jovens, o Podcast pode ser uma alternativa bastante interessante. Nessa mesma pesquisa, 50% dos participantes disseram já ter comprado algo indicado em um cast. Apesar disso, na hora de anunciar, as agências e empresas ainda têm dificuldades principalmente quanto à mensuração, linguagem e alcance de grandes audiências.

Podcast no Brasil

A popularização do consumo de Podcasts, nos EUA, segundo a Pew Research Center, cresceu consideravelmente em 2013 e 2014. Já no Brasil, não existem muitas pesquisas, além da PodPesquisa, que compare o crescimento do Podcast com outras mídias, mas sabe-se que cada vez mais canais estão aparecendo. A questão é que a plataforma precisa ser mais entendida e o público dela também. Existem diferentes intenções ao ouvir os programas de Podcast: se informar, se entreter e aperfeiçoar conhecimentos. Cabe aos profissionais de comunicação o estudo desses comportamentos, para que assim,  as marcas possam convertê-los em consumo.

Podcasts famosos

Conheça alguns dos Podcasts de mais sucesso do Brasil:

NerdCast

3

Apresentado por: Jovem Nerd (Alexandre Ottoni), Azaghal (Deive Pazos) e convidados

O podcast  de maior audiência do Brasil é uma referência para todos produtores de podcast. Os programas têm um humor irônico e não são apenas para os nerds. Experimente ouvir!

Café Brasil

1

Apresentado por: Luciano Pires

O objetivo desse podcast é produzir um conteúdo inteligente, que coloque o ouvinte para refletir. Teve um grande “boom” de audiência em 2015 e possui um público que vai de estudantes à empresários .

 

Mamilos

2

Apresentado por: Juliana Wallauer, Cris Bartis e convidados

O site Brainstorm9 tem uma ampla cartela de Podcasts e um dos mais famosos é o Mamilos. Apresentado por mulheres, mas dirigido à todos, ele propõe debates sobre política, questões sociais, notícias atuais e costuma ter convidados.

Quer saber como fazer um Podcast? Veja nossa indicação de leitura AQUI.

 

Contato

Em que podemos ajudar?

Cancelar