Projeto
Tipo
Data
Set 2023
DESAFIO
Nosso desafio era aumentar o nível de engajamento dos públicos participantes e adjacentes do Ensino Médio em Tempo Integral nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, que estavam investindo no modelo e precisavam mobilizar a população para ampliar o formato de ensino — uma das bandeiras do Instituto Natura. Para isso, precisávamos entender a fundo quais os principais desejos, receios e desafios impostos pelos públicos e contextos de cada estado e, assim, montar um plano de curto, médio e longo prazo que funcionasse progressivamente.
Para ter entendimento sobre o desafio precisamente, visitamos várias cidades dos estados, tanto de Goiás como de Mato Grosso do Sul para realizar nosso diagnóstico usando a metodologia Real Brands. Essa etapa foi fundamental para entender as particularidades de cada estado e, assim, poder direcionar os esforços estratégicos e criativos de forma mais assertiva.
No diagnóstico, identificamos quatro grupos principais: alunos, professores, familiares e responsáveis, e gestores da rede educacional. A percepção desses públicos foi avaliada focando em diversos aspectos relacionados ao Ensino Médio em Tempo Integral, desde o desenvolvimento pessoal e futuro dos alunos até a satisfação e conexão com o modelo educacional, transparência e confiança na gestão, e o impacto social do modelo.
SOLUÇÃO
Com os insights obtidos do diagnóstico, criamos um plano estratégico dividido em quatro fases progressivas. A primeira fase visa informar e conscientizar sobre os benefícios do Ensino Médio em Tempo Integral. A segunda fase tem como objetivo atrair interesse e iniciar a implementação do modelo. Na terceira fase, o foco se volta para a adaptação e retenção do interesse. Por fim, a quarta fase busca mobilizar e engajar todos os públicos envolvidos para assegurar o sucesso contínuo do projeto. Para cada fase, desenvolvemos guias verbais com diretrizes individualizadas para cada segmento do público, garantindo a consistência na comunicação. Além disso, elaboramos guias visuais para cada estado, preservando a uniformidade e o impacto visual.
Também foi desenvolvido um storytelling para cada estado, com o objetivo de inspirar e dar consistência aos objetivos das secretariais de educação e, como ponto de partida para a implementação do plano, criamos uma campanha para Goiás e uma para o Mato Grosso do Sul, com o propósito de comunicar as mensagens-chave da fase um, além de dois vídeos institucionais.
RESULTADOS
Campanhas entregues
Plano de comunicação para os estados